Resenha: Reflexos do Passado - Paola Aleksandra

Cecília encontra o conforto em memórias antigas.

julho 31, 2020 - Postado Por: Everton Assis
Compartilhe:

Cecília encontra o conforto em memórias antigas.



Por mais que tenhamos notícias promissoras acerca da criação da vacina contra o COVID-19, ainda é bem cedo para dizer que deixamos de temer esse vírus. Mas não devemos padecer com esse medo e sim enfrentá-lo como faz Cecilia, protagonista deste conto.

Cecília é uma mulher adulta e estável que está na reta final de sua gravidez, o que só por isso seria maravilhoso se não fosse todos os receios que tem em pôr esta vida no mundo que estamos atualmente. Com sua rede de apoio longe, Cecília não imaginava que entre os demais presentes enviados pela sua mãe, viria também as histórias vividas por sua avó no período da ditadura militar no Brasil e que tais memórias fossem dar força, entendimento e apoio para este momento delicado.

“Distância nenhuma é capaz de apagar as lembranças de amor e carinho que carregamos dentro de nós” - Reflexos do passado, Paola Aleksandra

Foi uma leitura rápida mas cercada de sentimentos e que é um conto que conversa com diferentes leitores. Paola utiliza de sua vivência (recentemente deu à luz a sua filha, Julia) para falar sobre a maternidade e destacar os diversos sentimentos que rondam esses meses, somado a toda preocupação que a pandemia possa trazer.



Paola utiliza a imagem da avó, o que mexeu um pouco comigo e também com a Cecília. Juntos revisitamos diários e outros artigos de sua avó e no meio daquele caos, ela conseguiu encontrar a força e o ensinamento. São breve reflexões feitas durante o conto que levantam a questão que o passado está ali para não nos fazer esquecer e que podemos sempre aprender algo, pois dias sombrios existiram e ainda existem, mas que os dias ensolarados que virão após serão eternamente mais gostosos.

“E é exatamente disto que eu preciso: aceitar que por mais que eu tente, não posso controlar o futuro. Preciso manter minha mente no aqui e agora” - Reflexos do passado, Paola Aleksandra

Já conhecia o trabalho da Paola no Youtube, mas com sua escrita foi a primeira vez que tive contato e me surpreendi em como fui cativado por este conto, então por favor faça um livro de 200 ou 300 páginas (alô, Planeta). Já colocando na lista de futuro livros para ler o Livre Para Recomeçar (Brasil do sec. 19 como pano de fundo) e Volte Para Mim, apesar de eu ler bem pouco romances de época quero realmente conhecer mais da escrita de Paola.



“Reflexos do Passado” compõe o projeto “Pela Janela de Casa” da editora Planeta De Livros Brasil que traz grandes autores da casa, para criarem histórias tendo como tema central o momento difícil que estamos vivendo, vale a pena conferir os demais contos.
Reflexos do Passado
Autora: Paola Aleksandra
Editora: Planeta De Livros Brasil (Selo Outro Planeta)
Ano: 2020
Skoob: 4,5 estrelas / Goodreads: 4,8 estrelas
Comprar: Amazon
4 Estrelas
Em um dos momentos mais intensos da sua vida, Cecília decide permanecer em São Paulo e enfrentar os desafios da maternidade longe da família. Contudo, a distância física ganha um novo nome quando um vírus surge para prendê-la em casa. Preocupada com a saúde do filho, ela passa os dias lutando contra a ansiedade, o medo e a solidão. Mas tudo muda no dia em que o destino a presenteia com palavras, fotos e memórias repletas de fé. Ao olhar para o passado, Cecília descobrirá quantas lutas foram travadas para que as mulheres da sua família sobrevivessem. E, inspirada por tamanha força, desafiará o presente ao dar vida à esperança.
Autora: Paola Aleksandra é administradora por formação e blogueira por paixão. Criadora do Livros & Fuxicos, fã assumida dos bons romances, filmes, séries e tudo que contenha chocolate.

Outros Volumes

Comente com o Facebook