Resenha: O Cuidador de Pássaros - Matheus Rocha

Um conto sobre parar e escutar o que seu eu interior tem a dizer.

junho 28, 2020 - Postado Por: Everton Assis
Compartilhe:

Um conto sobre parar e escutar o que seu eu interior tem a dizer.



O conceito de ter um diário é interessante, eternizar pensamentos e as memórias mais íntimas para que num futuro próximo possam ser resgatados e relembrar desses momentos que viveu é saber que amadureceu com a vida. Eu particularmente utilizo o método do bullet journal que cumpre bem essa função, mas isso não vem ao acaso.

Ler o diário de outra pessoa é entrar no íntimo do proprietário, aquela versão dele que poucos conhecem. O conto “O Cuidador De Pássaros” vem com essa proposta, vamos conhecer Matheus Santos que está em quarentena sozinho e vê essa oportunidade de iniciar mais um diário e antes de anotar ‘o agora’, faz uma recapitulação de alguns dias atrás de sua vida.

Matheus (o autor) utiliza da narrativa em primeira pessoa para fazer uma ligação com o leitor, um convite a uma conversa com o Matheus (personagem) e descobrir junto com ele um novo lugar para suas esperanças, sonhos e amores.

Um conto curto que fala sobre parar e olhar para dentro de si mesmo, parar para entender o que está acontecendo em sua cabeça e descobrir o que de fato vê no reflexo do espelho, ou começar a ver. Por isso a ferramenta do diário toma destaque, pois quando colocamos nossas ideias no papel podemos ver com mais clareza e ter respostas que a momentos atrás não sabíamos (estilo diário de Tom Riddle e Harry Potter, mas sem a parte maligna da coisa).

O conto também é uma conversa sobre a auto aceitação, o amor próprio e a auto valorização que podem ficar balançadas nesse momento de quarentena, onde nossas interações estão mais do que nunca virtuais e o calor do contato fica somente na memória.

Porém o final do conto me lembrou de uma pessoa narcisista, mas calma, não no sentido ruim da causa que habita no narcisismo. Para que você possa doar algo a alguém, você precisa ter esta ‘coisa’ dentro de si, talvez devemos ter (de modo moderado) a admiração em nós mesmos assim como Narciso olhava seu reflexo. Mais uma vez, tudo de modo brando.

“O Cuidador De Pássaros” compõem o projeto “Pela Janela de Casa” da editora Planeta De Livros Brasil que traz grandes autores da casa, para criarem histórias tendo como tema central o momento difícil que estamos vivendo, vale a pena conferir os demais contos.


O Cuidador de Pássaros
Autor: Matheus Rocha
Editora: Planeta De Livros Brasil (Selo Outro Planeta)
Ano: 2020
Skoob: 4.1 estrelas / Goodreads: 3.5 estrelas
Comprar: Amazon
04 Estrelas
"Ele gostava de ver as pessoas, de se apaixonar por elas. Observava os pedestres na rua e criava uma série de relacionamentos fictícios, com início, meio e, infelizmente, fim. Projetava por essas pessoas o amor que de fato queria sentir. Aquelas relações enfeitavam sua janela, davam cores a sua vida. No entanto, quando uma pandemia de proporções nunca vistas assola o planeta, deixando as ruas vazias e trazendo medo e silêncio, como ele poderá se apaixonar novamente?
Autor: Matheus Rocha tem 24 anos e é formado em Jornalismo. Baiano, mas não gosta de calor, adora falar sobre a vida, entende de relacionamentos e acredita que o mundo pode ser um lugar legal pra se viver. Apaixonado, trouxa e com a cara mais lavada do mundo, sonha que pode abraçar as pessoas através das palavras.

Comente com o Facebook