Resenha: Dono Do Tempo - Bruno Fontes

Um conto sobre tornar-se a engrenagem que irá fazer o relógio da vida funcionar.

junho 27, 2020 - Postado Por: Everton Assis
Compartilhe:

Um conto sobre tornar-se a engrenagem que irá fazer o relógio da vida funcionar.



Nem todo mundo tem conseguido lidar tão bem com a enxurrada de sentimentos que brotaram nesse período de isolamento social, afinal, ninguém esperava passar quase quatro meses afastado das pessoas que gostam.

Bruno trabalha o aspecto da solidão em seu conto “Dono Do Tempo” ao retratar personagens tendo que lidar com seus sentimentos e em alguns casos os camuflam, na tentativa não ter que lidar com tudo isso ou não tendo a força que precisam.

Os personagens deste conto não têm nome, mas isso não é um ponto ruim, pois eles tornam-se importantes à medida que captamos suas essências. “Ele”, nosso protagonista, vive a mesmice de um dia após o outro. Minimalista em suas características que são refletidas em seu apartamento com apenas o necessário, alguns móveis, livros e alguns discos de vinil, nem seu terraço pode ser um terraço de fato.

Ele, na tentativa de movimentar-se e dar andamento em alguns projetos, só consegue divagar e andar mais lento até que “Ela”, um afeto amoroso que ficou paralisado após o início da quarentena e que surge para mexer com a cabeça dele e torna-se o botão start para fazer com que Ele torne-se o dono do próprio tempo.

Esse conto falou tão bem comigo, após algumas semanas em casa e mesmo produzindo para o blog e dando continuidade em minhas leituras, me via em um ciclo sem fim do mesmo dia. Apesar de estar com pessoas ao meu redor, me sentia sozinho e ao mesmo tempo sufocado sem conseguir falar para o universo sobre esse e outros sentimentos.

Bruno consegue dialogar com o leitor de forma simples e invoca referências como passagens de obras de Clarice Lispector, o que traz um ar melancólico e um momento para se refletir.

“Dono Do Tempo” compõem o projeto “Pela Janela de Casa” da editora Planeta De Livros Brasil que traz grandes autores da casa, para criarem histórias tendo como tema central o momento difícil que estamos vivendo, vale a pena conferir os demais contos.
Dono Do Tempo
Autor: Bruno Fontes
Editora: Planeta De Livros Brasil (Selo Outro Planetas)
Ano: 2020
Skoob: 4.0 estrelas / Goodreads: 3.6 estrelas
Comprar: Amazon
05 Estrelas
"Em Dono do tempo, o protagonista, um homem obrigado a se manter isolado em seu apartamento, se coloca diante de perguntas que exigem respostas urgentes: Como usamos nosso tempo nos dias de hoje? Adianta termos à disposição todo o tempo do mundo se não estamos prontos para enfrentá-lo? Será que estamos prontos para sermos donos do nosso tempo? Neste conto inédito, Bruno Fontes mostra como a solidão forçada pode ser capaz, quase em paradoxo, de reaproximar as pessoas. Algumas relações talvez já estivessem em quarentena muito antes do vírus, e foi necessária uma devastadora pandemia global para que enfim se compreendesse o real significado da palavra "companhia"."
Autor: Bruno Fontes

Outros Volumes

Comente com o Facebook