Resenha: Antes Do Mundo Virar De Cabeça Para Baixo – Victor Fernandes

Uma oportunidade de reencontrar-se consigo mesmo e mudar tudo.

junho 29, 2020 - Postado Por: Everton Assis
Compartilhe:

Uma oportunidade de reencontrar-se consigo mesmo e mudar tudo.



Para quem pode ficar em casa nesse período de quarentena fica se perguntando o que fazer com tanto tempo livre, dicas sobre como aproveitar esse tempo para realizar cursos, organizar a casa, preparar receitas nova e exercita-se. São mil coisas para não ficar parado, afinal a sociedade impõe que a gente nunca possa descansar e sempre esteja produzindo sem parar, mas saiba que você pode sim só descansar, ficar sem fazer nada.

Em “Antes Do Mundo Virar De Cabeça Para Baixo” a realidade é outra, Victor convida você a parar, ver, ouvir e refletir com o seu eu interior sobre todos os sentimentos que foram escondidos atrás de mil obrigações e muitos “eu estou bem”.

Victor nos apresenta um protagonista que como muitos de nós, vive reclamando da ausência de tempo, cidade caótica e mil afazeres até que a quarentena dá uma pausa nisso tudo e agora para esse personagem, sobra-se tempo demais e pensamentos e vozes ecoam em sua mente.

“O tempo que era raro se tornou tempo demais. Tempo demais para pensar, tempo demais para sentir, tempo demais para estar na companhia de si mesmo.” Victor Fernandes.

A leitura desse conto aos meus olhos é como reencontrar-se com um amigo (saudades disso) e ele atualizasse dos seus dias, o que fez, o que sentiu e como lidou com as consequências dos seus atos. Acredito que como eu, muitas pessoas vão se identificar com o protagonista que buscou em outras pessoas e em outras coisas a solução para seus problemas ou simplesmente varreu tudo para o canto escuro e se entregou, mas não verdadeiramente.

O protagonista se descreve como uma pessoa intensa que vive o momento, não dá para colocar isso como errado, mas Victor faz esse balanço de se entregar totalmente sem antes ter resolvido as pendências do passado.

Li este conto logo após terminar “O Cuidador De Pássaros” e eles se completam, trazem discursos sobre cuidar-se e amar-se em primeiro lugar, afinal você não pode amar outro sem se amar primeiro ou então os sentimentos nunca serão verdadeiros.

“Antes Do Mundo Virar De Cabeça Para Baixo” compõem o projeto “Pela Janela de Casa” da editora Planeta De Livros Brasil que traz grandes autores da casa, para criarem histórias tendo como tema central o momento difícil que estamos vivendo, vale a pena conferir os demais contos.
Antes Do Mundo Virar De Cabeça Para Baixo
Autor: Victor Fernandes
Editora: Planeta De Livros Brasil (Selo Outro Planeta)
Ano: 2020
Skoob: 4.4 estrelas / Goodreads: 4.0 estrelas
Comprar: Amazon
04 Estrelas
Eu, que reclamava tanto da falta de horas no meu dia, tinha agora um problema inédito: horas demais. E sabe o que a gente faz com tempo sobrando? Tempo esse que a gente já fez de tudo para preencher e, ainda assim, sobra? A gente pensa demais. A cabeça fica cheia de vazio. A cabeça simplesmente fica repleta de tudo e de nada. Aí vêm a carência, as pequeninas paranoias, o inevitável contato consigo mesmo, com todas as coisas que estavam sendo evitadas, jogadas para debaixo do tapete, ignoradas. Coisas da alma, do coração, da mente. Dores, cicatrizes, perguntas, respostas, dúvidas, incertezas, inseguranças, fraquezas, sentimentos que a gente sabe que moram na gente, mas que simplesmente deixamos para lá, numa tentativa tola de esperar que o passar dos dias traga qualquer espécie de solução. Raramente traz.
Autor:Victor Fernandes

Outros Volumes

Comente com o Facebook