Resenha: Através do Vazio - S. K. Vaughn

Em quem confiar, sendo que nem você lembra-se de tudo.

maio 25, 2020 - Postado Por: Everton Assis
Compartilhe:

Em quem confiar, sendo que nem você lembra-se de tudo.

ficção cientifica; Resenha; através do Vazio; S. K. Vaughn

O ser humano é frágil e passível de ser corrompido de diversas formas, agora imagine estar sozinho em uma nave com problemas e à deriva no espaço, não acha que poderia chegar a insanidade em muito pouco tempo? É isso que vamos descobrir durante a trama de “Através Do Vazio”.

A bordo da grande espaçonave de pesquisa Hawking II, temos a nossa protagonista, Mayram Knox, a comandante e líder desta missão. Uma missão de pesquisa ao satélite Europa para coletar amostras do solo para uma pesquisa aprofundada. Porém algo acontece durante o coma induzido em que Mayram estava e ela acorda sem suas memórias recentes, sem saber onde está a tripulação, em uma espaçonave à deriva com inúmeras avarias e sem contato com a Terra. Ao longo de todo o livro vamos acompanhar Mayram tentando sobreviver a este caos instaurado passando na busca de suas memórias e acima de tudo encontrar uma maneira de retornar a Terra com vida, mas outras coisas a aguardam nesse processo. Você vai precisar de fôlego para esta leitura.

ficção cientifica; Resenha; através do Vazio; S. K. Vaughn

Mayram é uma protagonista decidida, inteligente e forte, possui fraquezas como qualquer um, mas se esforça para ser racional (na maioria dos casos). Ao que vamos avançando na leitura, vamos conhecendo outros personagens que estão ali para ajudar May nesta missão. Dentro da nave temos a Inteligência Artificial (ao avançar na história, May vai batizá-la de com um nome importante para ela), a IA ao meu ver é o maior personagem de apoio dentro desta trama, não só por fornecer caminhos e manter a sanidade de May. Eu particularmente gosto da relação que é criada entre May e a IA, em alguns momentos chega até ser uma relação de amizade, uma vez que a IA aprende e se ‘humaniza’ (se é possível) com a May.

Já na Terra nos deparamos com muitos personagens, vale destacar neste momento o Stephen Knox, ex-marido de May. Logo quando ele recebe informações sobre a ausência de contato da nave com a Nasa, Stephen passa por cima de todos os seus problemas pessoais para buscar uma ajuda e trazer de volta May. Quanto mais Stephen busca soluções mais se dá conta que nem todos querem o sucesso ou o retorno de May.

ficção cientifica; Resenha; através do Vazio; S. K. Vaughn

S. V. Vaughn utiliza uma narrativa em terceira pessoa e divide os capítulos entre flashbacks do passado de May e Stephen e o presente na nave e na Terra. Essa jogada aguça ainda mais a curiosidade de nós leitores, uma vez que junto com May acessamos todas as memórias perdidas até então, mas não há como negar, que em alguns casos seja um tanto monótono acompanhar este processo.

Eu já esperava uma trama mais maçante no quesito de páginas e páginas descrevendo a tecnologia ou como a humanidade chegou no ponto de conseguir enviar uma missão tripulada além de Marte, mas não encontrei neste livro. S. V. Vaughn se doa muito mais ao suspense da trama do que se ater a esmiuçar esta parte científica da história. Ele utiliza de personagens como a IA para explicar tanto a May como ao leitor o funcionamento da nave e toda a parte técnica, já na Terra, a explicação fica a cargo do melhor amigo de Stephen que foi um dos criadores da nave.

ficção cientifica; Resenha; através do Vazio; S. K. Vaughn

Mas ‘Através do Vazio’ superou minhas expectativas, fiquei bastante imerso neste cenário e prestando atenção a cada dica ou informação que o autor deixava para concluir o plot maior, que é saber o que de fato aconteceu com esta espaçonave e o que houve para o rompimento entre May e Stephen. O livro funciona muito bem para quem deseja adentrar no universo de ficção científica, pois é uma leitura leve e aguça a curiosidade sobre a tecnologia. Já para quem possui uma bagagem literária dentro do nicho, pode se decepcionar um pouco ou se surpreender.

ficção cientifica; Resenha; através do Vazio; S. K. Vaughn

Gostaram? que tal aproveitar pra conseguir uma edição com um preço especial? É só clicar aqui e adquirir o seu exemplar!
Através do Vazio (Across the Void)
Autor: S. K. Vaughn
Editora: Suma (Companhia Das Letras)
Ano: 2019
Skoob: 3.3 estrelas / Goodreads: 3.3 estrelas
Compre Aqui: Amazon
04 Estrelas
É Natal de 2067. Os acordes de uma música natalina ecoam pelas ruínas de uma espaçonave que flutua pela escuridão. Lá dentro, May desperta lentamente ― a única sobrevivente de um acidente desastroso na primeira viagem tripulada a Europa, a lua de Júpiter. Sozinha no vazio do espaço, em uma nave caindo aos pedaços, May tenta desesperadamente reencontrar o caminho para a Terra. A única pessoa capaz de ajudá-la é Stephen Knox, um cientista brilhante da Nasa... e um homem que ela magoou profundamente antes de partir. Enquanto ela batalha pela própria sobrevivência e sinais de sabotagem começam a vir à tona, a voz de Stephen parece ser a única coisa capaz de atravessar o vazio insondável do espaço e levá-la de volta para casa em segurança.
Autor: S.K. VAUGHN é o pseudônimo de um escritor e roteirista de três best-sellers internacionais. Através do Vazio é seu primeiro livro de ficção científica e os direitos foram vendidos para diversos países. S.K. Vaughn mora e trabalha em North Beach, San Francisco.

Comente com o Facebook