Resenha: Das Cinzas De Onira - Umberto Mannarino

Vamos desvendar o que há no meio dessas cinzas.

abril 27, 2020 - Postado Por: Everton Assis
Compartilhe:

Vamos desvendar o que há no meio dessas cinzas.

Resenha, Das Cinzas De Onira, Umberto Mannarino, youtuber, editora planeta

No meio literário não é novidade ter histórias que se entrelaçam com o mundo dos sonhos e memorias, elementos tão ricos e que podem ser trabalhados de diversas formas. Um grande exemplo que posso citar é a conceituada obra de Neil Gaiman, Sandman, que dispensa comentários.

Mas focando no mundo dos sonhos não podemos limitar somente ao meio literário, filmes e séries exploram com garra esta narrativa e, por muitas vezes, nós mesmos acreditamos que é o melhor lugar pra se refugiar de uma realidade caótica, onde por muitas vezes você consegue alçar grandes aventuras, confrontar medos e viver grandes paixões.

O motivo de eu ter dado ênfase nos sonhos é que ele será uma das diversas peças exploradas por Umberto em sua história, além da fantasia e confrontar com a realidade. Assim ajudando a nossa protagonista e por muitas vezes dando aquele empurrão na trama.

Resenha, Das Cinzas De Onira, Umberto Mannarino, youtuber, editora planeta

Vamos acompanhar as aventuras de Olivia, uma garotinha ruiva no auge dos seus 11 anos de idade, que passou por um grande trauma: foi resgatada de um incêndio em sua própria casa. Este acidente criou um bloqueio nas memorias que rondam o dia deste incêndio, fazendo uma rápida alusão: como se o sol fosse encoberto por densas nuvens cinzentas. Morando agora com seus tios e um primo um tanto certinho, Olivia tem a oportunidade de se recuperar, mas sua curiosidade pelo seu passado é aguçada demais e ela não obtém as respostas que precisa com seus tios. Em uma das suas brincadeiras pela casa, acaba esbarrando em uma entrada secreta que a transporta a Onira, um mundo “novinho” bem ali perto dela e que estar entrelaçado com seu passado.

Orina é um lugar magico e ao mesmo tempo misterioso, assim como as criaturas que vivem nesse mundo. Olivia conhecerá um major boneco de pano, um sargento meio humano-peixe, um exército que mais parece ervilhas com pequenos capacetes, aranhas falantes e muitos outros personagens que ajudarão nessa aventura por este lugar.

Resenha, Das Cinzas De Onira, Umberto Mannarino, youtuber, editora planeta

Umberto propõe que o leitor entre em sua narrativa e tente buscar pistas do que é real ou imaginário vindo da nossa protagonista, vale salientar que essa dúvida fica até a conclusão da história. A idade de Olivia é um pequeno detalhe diante de uma personalidade forte e corajosa, mas que em alguns momentos se permite sentir medo, assim como nós quando desconhecemos algo.

A primeiro momento, Das Cinzas de Onira possa parecer uma história infanto-juvenil, mas o que se passa entre a trama e sutilmente mais densa e vai trazer ao leitor a seguinte questão: É realmente necessário lembrar-se de tudo?

Resenha, Das Cinzas De Onira, Umberto Mannarino, youtuber, editora planeta

É certo que em alguns momentos a história possa soar um tanto monótona, mas em minha visão, seja um recurso colocado pelo autor para que pudéssemos dar uma respirada entre um acontecimento e outro. O autor também vai entregando mais “pistas discretas” ao longo que vamos desbravando Onira com nossa pequena protagonista.

Das Cinzas De Onira foi uma leitura que realmente me surpreendeu, com uma trama coesa e recheada de mistérios que fazem parte de algo maior. Gostei de como o autor costura em sua história referências a outros clássicos que me peguei sorrindo ao descobrir qual eram, como por exemplo o grande clássico “Alice no País das Maravilhas” (irei contar somente esta referência, as demais você terá que descobrir por conta própria.)

Resenha, Das Cinzas De Onira, Umberto Mannarino, youtuber, editora planeta

Das Cinzas De Onira é o livro de estreia de Umberto Mannarino e com certeza aguardo novas histórias dele, quem sabe em uma trama com personas adultas e um pouco mais densa. Fico curioso com o que pode sair dessa mente.

Das Cinzas De Onira
Autor: Umberto Mannarino
Editora: Planeta Dos Livros (Selo Outro Planeta)
Ano: 2020
Skoob: 4.1 estrelas / Goodreads: 4.2 estrelas
4 Estrelas
Umberto Mannarino já foi totalmente de exatas. Quando pegou o voo para ir cursar Química no Japão, nunca pensou que em um futuro próximo se apaixonaria pela escrita. Hoje com 23 anos, youtuber de educação com mais de 700 mil seguidores e depois de experimentar vários cursos até se encontrar na Publicidade, começa a desconfiar de que é só o personagem de uma história esquisita que ele mesmo gostaria de ter escrito. Para afastar essa ideia, ele escuta Pink Floyd e escreve. Das Cinzas de Onira é o seu primeiro livro. Outros virão.
Autor: Umberto Mannarino já foi totalmente de exatas. Quando pegou o voo para ir cursar Química no Japão, nunca pensou que em um futuro próximo se apaixonaria pela escrita. Hoje com 23 anos, youtuber de educação com mais de 700 mil seguidores e depois de experimentar vários cursos até se encontrar na Publicidade, começa a desconfiar de que é só o personagem de uma história esquisita que ele mesmo gostaria de ter escrito. Para afastar essa ideia, ele escuta Pink Floyd e escreve. Das Cinzas de Onira é o seu primeiro livro. Outros virão.

Comente com o Facebook