Tem na Netflix: Carmen Sandiego

Série da Netflix aposta no sucesso da personagem para angariar novos fãs, e consegue

janeiro 23, 2019 - Postado Por: Redação SOODA
Compartilhe:

Série da Netflix aposta no sucesso da personagem para angariar novos fãs, e consegue



A Netflix com certeza faz umas apostas arriscadas quando ela entra no mérito de fazer desenhos de personagens que já estão no imaginário popular. Especialmente, de jovens de 25+. Foi assim com She-Ha, lançada no final do ano passado, que acabou ganhando o coração dos críticos (talvez não os "heteros chorões"), e agora no inicio do ano, a aposta foi Carmen Sandiego. Personagem de jogos que fez maior sucesso no final de 1980, e que ganhou uma animação em 1994, que reprisou mil vez no SBT. Mais um acerto para a conta da Netflix.

Diferente da animação de 1994, onde dois detetives caçavam Carmen Sandiego pelo mundo, e a série rondava sobre o mistério de quem é a personagem. Nesse Revival, já nos dois primeiros episódios, conhecemos quem é a personagem e qual o seu objetivo. A jovem é uma órfã argentina que foi criada na V.I.L.A, uma organização secreta de vilões, e durante esse processo ela foi aprendendo o ofício, e o que teria que fazer quando finalizasse seu treinamento. Disposta a mudar a regra do jogo, Carmen tenta sabotar todos os planos da organização, e enquanto isso, ela é perseguida pelo agente da Interpol Chase Devineaux e uma outra misteriosa organização secreta. Para sobreviver a toda essa caçada, Carmen tem ajuda de seu comparsa "Player", um hacker capaz de fazer milagres com um computador na mão. E dois jovens, Zack e Ivy, uma clara homenagem aos detetives que a perseguiam no passado na primeira série da personagem.



Apesar dos dois primeiros episódios mais lentos, Carmen Sandiego é um seriado que não brinca em serviço, em pouco mais de 20 minutos, acontece bastante coisa para não dar tempo do telespectador respirar. Acompanhando a rapidez que são os seriados dos dias de hoje, a ação e aventura está presente em cada um dos nove episódios já lançados pela Netflix, que ainda por cima tira um tempinho para ser didático sobre alguns temas. História da Arte, Geografia, Geologia são temas abordados, enquanto se desvenda um ou outro plano da V.I.L.A não esquecendo que o objetivo dos jogos da Carmen Sandiego acabavam sendo exatamente esse.

Sem contar que os valores desse desenho são bem divergentes ao antigo, tirando é claro a ideia de perspicácia e astucia da personagem principal. Mas seguindo a mesma regra de She-Ha, o qual os valores de individualidade vão deixando um pouco mais de lado, Carmen Sandiego mostra aos pequenos e adultos que não é possível conseguir fazer nada sem ajuda de outras pessoas. Não existe mais "Euquipe" nessas histórias, o trabalho sempre é em grupo, apesar da clara liderança dos protagonistas desses desenhos.

Um outro detalhe interessante sobre a história, com certeza é a ideia de que independente do meio influenciar ao seu redor, é possível conseguir quebrar o sistema e bater de frente quando possível. Claro, nem todo mundo é Carmen Sandiego para fazer isso, mas todo mundo pode fazer isso aos pouquinhos. É um valor muito importante nos dias de hoje, e mostra sim, que implodir a vilania da humanidade é um trabalho árduo, mas possível, e que nem sempre tudo que parece do mal, necessariamente será, assim como nem tudo que parece bom, também é necessariamente bom, é importante analisar as camadas.

Carmen Sandiego é uma série empolgante, que apesar de não ter a mesma profundidade de She-ha sobre discussões dos mais variados temas, ela consegue atingir o seu objetivo de entreter, criar um clima de aventura e mistério em uma medida completamente diferente da animação de 1990 e também trazer um pouco das referências da história que está em nosso imaginário, de pessoas que cresceram assistindo Carmen Sandiego no SBT. Pontos acertados para uma série que está só no começo, e provavelmente tem muito mais a nos mostrar nos próximos episódios. Até porque o final dessa primeira temporada, com certeza é para deixar todos completamente desnorteados, e empolgados para ver o que tem pela frente.





CARMEN SANDIEGO
LANÇAMENTO: 18 de Janeiro de 2019
DURAÇÃO: 9 Episódios
PAÍS: Estados Unidos
Animação, Ação Aventura
04 Estrelas
Carmen Sandiego é uma famosa ladra que viaja pelos lugares mais interessantes e belos do mundo roubando raros objetos culturais. Detetives são contratados para tentar capturá-la e finalmente levá-la à justiça por seus crimes, mas descobrir onde está Carmen Sandiego não é tão fácil quanto parece.

Comente com o Facebook