Resenha: Os Seis Finalistas - Alexandra Monir

Uma distopia que pensa em um mundo dizimado, que precisa de um novo planeta para se estabelecer. Mas será que esse novo planeta está preparado para nos receber?

setembro 04, 2018 - Postado Por: Redação SOODA
Compartilhe:

Uma distopia que pensa em um mundo dizimado, que precisa de um novo planeta para se estabelecer. Mas será que esse novo planeta está preparado para nos receber?




22 de agosto, aqui em Belém foi sentido um abalo sísmico que deixou muitas pessoas em alerta, afinal, a maioria dos prédios da capital paraense não está preparado para um terromoto. Claro, mais uma vez foi só um susto. Mas não para os venezuelanos que sentiram um dos maiores terremotos dos últimos dez anos. E todo o mundo está em alerta. São milhares de desastres naturais ocorrendo. Terremoto em Porto Rico, Furacão no Havaí, Tufão no Japão. A maioria é resultado da ação do homem na natureza. E se isso acontecesse de tal maneira, que a única solução fosse habitar outro mundo, como faríamos? Alexandra Monir pensa nessa possibilidade em seu livro "Os Seis Finalistas".

Na história, depois de uma "terratransformação" frustada em Marte, a Nasa achou como solução mandar seres humanos para Europa, uma lua de Júpiter. Para isso, a NASA precisa mandar os melhores de nós para a referida viagem. Com isso, 24 jovens foram escolhidos para um treinamento e como resultado, seis deles serão mandados para a lua de Júpiter. Porém, tudo tem que ser muito rápido, pois o planeta Terra tem pouco tempo, então os jovens seriam responsáveis por essa missão de habitar esse novo planeta. Um plano sem falhas.

Ou quase sem...

Todos os 24 jovens escolhidos tem habilidades fora do comum. Entre eles, estão a jovem norte-americana Naomi, com uma inteligência fora de série, e o jovem italiano Leo, com uma capacidade enorme com o mergulho. Eles são os narradores dessa história, e o que eles lhe contarão, não será um tranquilo treinamento. Há algo muito obscuro por baixo disso tudo, e eles vão tentar descobrir o que é, junto com vocês.



PERSONAGENS CARISMÁTICOS

Naomi e Leo com certeza são os melhores personagens para contar essa história para vocês. Além de serem os menos arrogantes dessa empreitada, eles são aparentemente antagônicos. Naomi, é uma jovem destemida, que tem uma ligação muito forte com sua família. Ela sabe que esse destino, provavelmente a afastará de seu irmão que possui uma doença congênita, então tudo que ela menos quer é fazer parte disso. Sem contar as inúmeras teorias da conspiração que envolve esse projeto que ela quer saber é verdadeira. Léo, ao contrário é um personagem mais comedido. Seu desejo maior é fazer parte desse projeto, especialmente depois de perder toda a sua família para uma enchente anos atras. Mesmo assim, quando ele percebe que existe algo errado, ele percebe que é hora de agir.



DISCUSSÕES RELEVANTES

Imersos em uma distopia YA, muitos temas são tratados para fazer com que jovens reflitam sobre suas ações. Seja no meio ambiente, que foi totalmente alterado pela humanidade. Seja ainda, nas situações de alto estresse que a vida nos fornece a todo tempo. São discussões importantes para estar presentes em uma obra como essa.

Além disso, a autora consegue ponderar muito bem as escolhas dos personagens, tendo em vista as situações que eles estão presentes. Apesar de serem muito jovens, as personalidades aqui precisaram se amadurecer, por estarem em uma situação complexa. Por isso é importante duvidar, questionar e não permitir que adultos simplesmente nos transformem em seus fantoches. Nós somos capazes de realizar essa mudança necessária.

Esse livro é introdutório, praticamente 100% dele ocorre na terra, o que não significa que ele seja frenético. E a autora estudou bastante sobre o tema para que ele se torne mais verossímil a nossos olhos. É dificil não passar por nenhum dos treinamentos e seleções se acreditar que eles realmente estão acontecendo em nosso dia-a-dia, sem talvez a gente nos dar conta, e se tornar parte dessas pesquisas. Alias, obrigado Editora Jangada, por trazer essa história para o Brasil, com certeza ela poderá ser incentivo a muitos jovens brasileiros a participar de projetos grandiosos como esse. Ao contrário do governo brasileiro que prefere deixar nossos equipamentos de ciência e tecnologia, padecerem no fogo.

Os três últimos capítulos dessa história trazem reviravoltas impressionantes, mostrando que temos que superar nosso pensamento cartesiano para aproveitar essa história de Ficção Cientifica que tem muito a nos contar. Os Seis Finalistas podem ter sido os vencedores para ir até a Europa, transformar aquele planeta habitável, porém fomos nós leitores que apredemos tanto com essa história, que ficará marcada até a chegada do segundo livro, quando finalmente vamos saber o que tem do lado de lá.



Interessados? somente clicar na imagem acima

Os Seis Finalistas (The Final Six)
The Final Six #01
Autora: Alexandra Monir
Editora: Editora Jangada (Grupo Editorial Pensamento)
Ano: 2018
Skoob: 4.3 Estrelas / Goodreads: 3,74 Estrelas
Compre Aqui: Amazon
04 Estrelas
Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter.
Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana - e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas.
Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.
Autora: Alexandra Monir é uma autora americana-iraniana, conhecida pela série Timeless, também já lançada no Brasil. Ela também é artista, compositora e cantora.

Comente com o Facebook