Resenha: Uma Casa No Fundo de Um Lago - Josh Malerman

Nem todos os lugares vazios estão abandonados. Principalmente os que desafiam a lógica. Mergulhe e descubra.

julho 26, 2018 - Postado Por: Rafael Lutty
Compartilhe:

Nem todos os lugares vazios estão abandonados. Principalmente os que desafiam a lógica. Mergulhe e descubra.




Josh Malerman é um autor que os leitores sempre classificam nos dois extremos: amor ou ódio. As opiniões sobre seus livros são sempre muito controversas, muito favoráveis ou o completo contrário disso. Mais aclamado por seu primeiro romance “Caixa de Pássaros”, que ganha uma adaptação em dezembro deste ano, pela gigante Netflix, contando com Sandra Bullock no papel principal, os outros livros do autor inevitavelmente são alvo da enorme expectativa por parte dos leitores que ‘favoritaram’ seu primeiro livro.

“Uma casa no fundo de um lago” é uma novela lançada pelo autor em 2016, publicada no Brasil apenas em 2018. Onde acompanhamos a história de James e Amelia, dois jovens de 17 anos que decidem ter seu primeiro encontro em um lago. Até que descobrem uma passagem escondida que os leva até um lago escondido e descrito como pantanoso. Este lago descoberto pelos dois jovens é esconde algo fantástico: uma casa de dois andares completamente submersa, mobiliada e que desafia a lógica que conhecemos. É neste cenário que a história se desenvolve.



Vou adiantar, neste ponto, que eu gostei do livro, mais por esforço próprio. Porém é impossível não destacar vários pontos negativos nesta narrativa. Ao meu ver, o primeiro erro está no marketing feito em cima do livro. Tanto no Brasil, quanto nos EUA, o livro foi vendido como se fosse uma história de horror, nos moldes do primeiro livro do autor (aliás, o mesmo erro cometido com o lançamento de “Loney” do autor Andrew Michael Hurley, publicado no Brasil, também, pela editora Intrínseca). E eu considero este um erro sério, pois leva o leitor a criar a expectativa errada a respeito da obra. “Uma casa no fundo de um lago” é muito mais uma história de fantasia e romance que possui elementos de terror e suspense em sua narrativa. O problema está em como o autor conduz estes eventos.

Nas primeiras partes do livro, temos uma narrativa forte e convincente sobre dois adolescentes que se apaixonam e a força das descobertas que cada um experimenta. As cenas que se desenvolvem após a descoberta da casa submersa, também são muito bem desenvolvidas e mantém a fluidez do suspense. Porém quanto mais desenvolve a história, o autor apresenta uma narrativa confusa e pouco convincente. Algumas coisas óbvias são ignoradas e o leitor precisa engolir e seguir em frente, perdendo a imersão e a conexão com os personagens.



Uma das principais características do autor, o final em aberto, se repete nesta história, porém não causa o mesmo impacto que o final de “Caixa de Pássaros” por exemplo, aqui o autor não deixa uma direção para que o leitor prossiga com suas próprias interpretações, tornando a história mais próxima de um livro inacabado, do que de um livro com final aberto.

Embora tenha diversos problemas, eu realmente gostei do livro, mas como dito anteriormente, eu decidi ignorar as falhas e seguir na história. Não tenho como não dizer que me decepcionei com o final, mas acredito que a experiência da leitura foi válida. Eu indico o livro, que é uma história curta e que tem uma edição muito bonita, com um preço bem acessível. Tire suas próprias conclusões da leitura e se quiser, volte aqui e deixa sua opinião.


Se interessou? Que tal adquirir um exemplar do livro clicando na imagem acima?
Uma Casa No Fundo de Um Lago (A House at the Bottom of a Lake)
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Skoob: 3.1 Estrelas / Goodreads: 3.2 Estrelas
Compre Aqui: Amazon, Saraiva
03 Estrelas
O novo livro do autor do best-seller Caixa de Pássaros. James e Amélia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amélia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas. À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d'água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito — móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta. Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém — ou algo — vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma
Autor: Josh Malerman é um autor americano e o vocalista da banda de rock The High Strung. Atualmente vive em Ferndale, Michigan. Malerman primeiro começou a escrever enquanto na quinta série, onde ele começou a escrever sobre um cão que viaja no espaço. Desde então, ele já escreveu vários romances inéditos e seu romance de estréia Box Pássaro foi publicado no Reino Unido e nos Estados Unidos em 2014 para muito aclamado pela crítica

Comente com o Facebook