Resenha: Um Banquete para Hitler - V. S. Alexander

Um livro que mistura história e ficção e que te prenderá do início ao fim

julho 11, 2018 - Postado Por: Redação SOODA
Compartilhe:

Um livro que mistura história e ficção e que te prenderá do início ao fim




Caros leitores,

Sempre gostei muito de história, mas utilizar um período histórico tão marcante como a Segunda Guerra Mundial, tendo personagens como Hitler e outros inspirados em pessoas reais que viveram naquela época, juntamente com uma ficção tão bem elaborada, faz meu coraçãozinho suspirar! Rs.

O autor(a) esclarece para os leitores que se baseou no contexto histórico, mas que houveram alguns ajustes em relação aos personagens e o tempo. Cita também, que se utilizou do relatório de Kirsten Grieshaber, que narra à história de vida de Margot Woelk, uma das provadoras de Hitler. Assim nasceu nossa protagonista: Magda Ritter.



Vamos acompanhar a trajetória de Magda, uma moça de família classe média que morava em Berlim até os bombardeios se tornarem cada vez mais frequentes e perigosos. Receosos com sua segurança, seus pais a mandaram para o interior, ficando fora de perigo na casa de seus tios. Mas, em épocas difíceis como na guerra, com a comida cada vez mais escassa, Magda precisará de um emprego para ajudar nas despesas. E foi assim, que do dia para noite, viu um dos seus maiores pesadelos se transformar em realidade.

Magda foi escalada para estar nada mais, nada menos, que entre a vida e a morte de Hitler. Ao tentar se proteger, acabou com um trabalho extremamente perigoso e que poderia ocasionar sua morte. O destino poderia estar lhe pregando uma peça ou... dando-lhe uma oportunidade.

Se você sabe um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial, sabe também que naquela época, aconteceram algumas das maiores atrocidades da humanidade. Várias referências foram feitas ao holocausto, as ordens bárbaras de Hitler, aos campos de concentração, assim como as várias tentativas de assassinato ao ditador como a Operação Valquíria. Mas, mais importante que isso, é ressaltar que este não é um livro sobre Hitler, mas sim, sobre outra perspectiva, a de uma cidadã alemã, que não concordava com o reinado do Fuhrer.

Eu amei a experiência que tive ao ler este livro e recomendo muito à leitura. Nossa protagonista tem uma história muito triste para contar aos seus leitores, com muitas perdas e sofrimento. Então, esteja preparado para uma narrativa emocionante, que te deixará tenso do início ao fim, que possivelmente te fará chorar por tantas famílias devastadas por uma guerra que deixou sua marca até os dias de hoje. Como eu disse, é uma história triste, mas que vale a pena ser contada e principalmente lida por todos.

RESENHA POR AYLEEN LIMA


Se interessaram? clique na imagem acima para adquirir um exemplar dessa obra!!!

Um Banquete para Hitler (The Taster)
Autor: V. S. Alexander
Editora: Gutemberg (Grupo Autêntica)
Ano: 2018
Skoob: 4,6 Estrelas / Goodreads: 3,98 Estrelas
Compre Aqui: Amazon 05 Estrelas
Unindo a história e a ficção, Um banquete para Hitler mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura do Fürher, expondo os dilemas morais da guerra em uma história emocionante, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.
Autor: V.S. Alexander é um estudante ardente da história com um forte interesse na música e nas artes visuais. Algumas das influências de escrita de V.S. incluem Shirley Jackson, Oscar Wilde, Dafne du Maurier ou qualquer trabalho das requintadas irmãs Brontë. V.S. mora na Flórida e está trabalhando em um terceiro romance histórico.

Comente com o Facebook