Resenha: It Girl - Katy Birchall

Anna irá te mostrar que nem sempre a resposta mais fácil é a melhor opção.

maio 21, 2018 - Postado Por: Everton Assis
Compartilhe:

Anna irá te mostrar que nem sempre a resposta mais fácil é a melhor opção.


resenha it girl, it girl katy birchall, it girl rocco

Fico me questionando depois de inúmeras leituras, como ainda sou arrebatado por um livro fora do meu perfil de leitura, ainda mais sendo um infantojuvenil. E foi isso que aconteceu com a leitura de It Girl da autora Katy Birchall.

Ao pedir o livro para resenha, esperava mais risadas com as situações da protagonista adolescente e ver como a autora daria cara para esse tema um tanto “clichê” no universo literário. Mas, fiquei encantando com as mensagens positivas que o livro carrega. Katy tem a fórmula certa para o seu livro.

resenha it girl, it girl katy birchall, it girl rocco

Quando você é adolescente tudo pode ser tornar um grande dilema, ainda mais pra Anna Huntley de 14 anos que se intitula nerd, atrapalhada e que acredita que seus dois únicos amigos estão com ela somente por pena. Ela também tem um cachorro que se chama CÃO que ela acredita ser seu maior amigo (amizades com animais são pra outro setor da nossa vida, por favor Anna).

Mas tudo isso muda quando seu pai, um escritor e jornalista, começa a namorar uma grande estrela do cinema que tem uma filha que é uma “It Girl”, que é comentadíssima em revistas de moda de Londres. Anna acaba sendo sugada para este novo mundo de cliques, comentários em revistas e pessoas que nem sabiam seu nome e agora querem sua atenção. Como se sair bem nisso tudo sem pirar?

resenha it girl, it girl katy birchall, it girl rocco

O livro todo é narrado pelo ponto de vista da Anna, então se prepare, pois o que não vai faltar é comparações estranhas, flashbacks vergonhosos, algumas paranoias de adolescentes, chuva de listas do que fazer ou não fazer e muitas, mais muitas conversas com cachorro, além de lidar com pais que não entendem 100% como funciona a cabeça de um adolescente e confundem personagens de Star Wars com Star Trek (treta na certa). Isso são algumas das diversas coisas presentes na vida da personagem.

“—Nada – sussurrei de volta, tentando cobrir meu bloco de anotações.
— Parece uma lista.
— Não é uma lista.
— Eu posso ver que é uma lista.
— Está bem é uma lista.“ Pag. 48

Cão é quase um personagem principal junto com Anna. Todos nós temos algo para chamar de porto seguro, aquela coisa ou lugar que faz a gente refletir, para Anna, Cão é o apoio dela (achei lindo, até abraço mais minha gata. Mas ela é mal-humorada demais).

É até difícil ler “It Girl” e não associar de cara com o universo presente em Gossip girl/It Girl, séries de livros da autora Cecily Von Ziegesar. Pelo livro ser um infantojuvenil, logo você não irá encontrar toda aquela “liberdade” que os jovens milionários possuem, mas a parte das inúmeras festas e roupas de marca estão presentes no livro.

resenha it girl, it girl katy birchall, it girl rocco

Katy está de parabéns por colocar entre linhas algumas mensagens positivas para adolescentes que estão se descobrindo e se encontrando como pessoa, com mensagens que valem para todas as idades diga-se de passagem. A autora soube amarrar essas mensagens sem ser repetitiva demais.

Acredito que “It girl” seja uma boa recomendação para indicar aos novos leitores iniciantes.


Ficaram interessados? Adquira o livro clicando na capa acima, e ajude esse lindo blog a crescer!
It Girl (The It-Girl)
Como Me Tornei Acidentalmente A Garota Mais Popular Da Escola
Autora: Katy Birchall
Editora: Rocco (Selo Rocco Jovens Leitores)
Ano: 2018
Skoob: 4.7 Estrelas / Goodreads: 3.9 Estrelas
Compre Aqui: Amazon, Saraiva, Submarino
04 Estrelas
Aos 14 anos, Anna Huntley bem que estava cansada de ser uma nerd tímida e atrapalhada cujo círculo de amizades se resumia à dupla Jess e Danny, corajosos o suficiente para se aproximar dela no colégio, e a seu labrador, Cão. Mas ela não poderia imaginar que sairia da invisibilidade completa para se tornar uma verdadeira it girl. It girl – Como me tornei acidentalmente a garota mais popular da escola é uma bem-humorada narrativa em primeira pessoa que mostra o que acontece quando os holofotes se voltam para alguém acostumado a passar despercebido. A vida de Anna vira de cabeça para baixo – ou para cima, dependendo do ponto de vista – quando seu pai começa a namorar uma estrela de Hollywood. De repente, a garota que só queria se esconder vira alvo de paparazzi e começa a despertar o interesse das pessoas. Não faltam convites para festas e até Brendan Dakers, objeto de desejo da maioria das meninas, decide puxar assunto. Mas nesse mundo novo, Anna terá que aprender a lidar com a fama e, mais importante, descobrir o que (e quem) realmente importa para ela.
Autora: Katy Birchall é formada em literatura inglesa pela Universidade de Manchester, trabalha na revista Country Life como editora-adjunta e é dona de três labradores que considera os amores de sua vida. Ela mora no distrito de Brixton, em Londres.

Comente com o Facebook