Resenha: Um Vento à Porta - Madeleine L´Engle (Uma Dobra no Tempo #2)

Livro 2 da série clássica Uma Dobra no Tempo, continua a imersão de uma história juvenil que mistura ficção cientifica, fantasia e religião

março 20, 2018 - Postado Por: Redação SOODA
Compartilhe:

Livro 2 da série clássica Uma Dobra no Tempo, continua a imersão de uma história juvenil que mistura ficção cientifica, fantasia e religião




No próximo dia 29 de Março de 2018 chega as telas do Brasil, a adaptação do livro da Madeleine L´Engle, Uma Dobra no Tempo. Segunda tentativa da Disney em emplacar essa história em menos de 20 anos (Primeira vez em 2003). Dessa vez o estúdio de cinema investiu pesado, trazendo um elenco de peso (Oprah Winfrey, Reese Witherspoon, Chris Pine, Mindy Kaling, Storm Reid), direção de Ava DuVernay (Selma), indicada ao Oscar de Melhor Filme, e também um orçamento que passa a casa dos R$ 100 milhões, pouco visto em produções que não sejam filmes da Marvel, ou de princesas.

Apesar de todo esse trabalho e esforço, o filme (lançado no meio de dois filmes de super-heróis), ainda não conseguiu dizer a que veio. Depois de duas semanas no mercado norte-americano, o filme está bem longe de pagar os seus investimentos. A esperança de uma continuação está nos lançamentos mundiais, previstos para as próximas semanas. Afinal de contas a história de Madeleine L´Engle é potente e atravessou gerações encantando milhões de crianças em todo o mundo. J K Rowlling, Mary E. Pearson são algumas das leitoras mais famosas dessa série. (Você pode conferir a resenha do primeiro livro aqui).



Aproveitando o clima relacionado ao filme. Editoras tem apostado no lançamento dessa história. Darkside lançará no próximo dia 29 de março uma HQ baseada na história do livro. E a Editora Harper Collins Brasil relançou no final do ano passado o primeiro livro dessa história (Resenha Aqui), e em fevereiro desse ano, lançou o segundo livro da série, Um Vento à Porta, é um livro que traz a certeza que L´Engle fez uma obra prima de ficção cientifica, voltada para jovens.

Na história, passa-se alguns anos do final dos acontecimentos de Uma Dobra no Tempo, agora o irmão mais novo de Meg, Charles tem 6 anos e iniciou sua vida escolar. Sofrendo Bullying cotidianamente, devido a sua inteligência fora do comum, ele agora tem que lidar com um problema ainda maior. Suas Mitocôndrias que tem uma relação intrínseca com com universo, no qual vivemos. E somente Meg poderá ser capaz de salva-lo.

“A Forma de vida que não se adapta, não dura" (p. 38)




TRABALHO DE PROMOÇÃO DA CIÊNCIA PRIMOROSO

Mais uma vez Madeleine L´Engle consegue imergir sua história em conceitos mais apurados da ciência. Porém, se a Física e Matemática eram os protagonistas no primeiro livro, a autora elenca agora os conceitos de biologia para serem dedilhados durante esse segundo livro. As mitocôndrias, respiração celular, entre outras questões biológicas, estão bem presentes nessa história, fazendo com que seja simples o entendimento deles. É maravilhoso de ver essas questões, visto a possibilidade de trazer mais pessoas para o universo da ciência. A autora não falha nisso.

QUESTÕES MORAIS E RELIGIOSAS MAIS UMA VEZ PRESENTES

Assim como o primeiro livro, a autora se utiliza de conceitos religiosos para empregar a sua moral. Não de um jeito maniqueísta, como se a verdade apresentada, fosse aquilo que devemos seguir. Pelo contrário, tudo que é apresentado é passível de questionamento que contribui para a evolução.



Na realidade, a autora suplanta essas questões na história, para que nós seres humanos refletíssemos sobre usar a razão e fé em conjunto, não uma em detrimento da outra. Talvez por isso, inicialmente ela foi tão criticada por ambas as classes. Por ela colocar as duas no mesmo patamar de importância em sua história. Uma relação, que diga-se de passagem, é maravilhosa. Porque aonde a ciência não pode explicar, o poder do amor chega, assim como, o amor só vem, depois que a ciência não consegue mais avançar. Isso é uma tolerância significativa nessa história.

PERSONAGENS ÚNICOS

É impressionante que com uma história de um pouco mais de 200 páginas, a autora consiga trazer personagens tão marcantes, que faz com que cada momento seja único. Proginoskes, ou simplesmente Progo, é um dos melhores, na minha opinião. Ele é um Querubim em formato de dragão, que traz tantos ensinamentos a história, que se ele fosse o único mentor de Meg, esse segundo livro seria fascinante do mesmo jeito.



O diretor Sr. Jerkins também é fundamental para esse segundo livro, porque leva nós adultos para essa grande aventura, leva a nossa mente doutrinada aos dogmas já existentes e a necessidade de nos desvencilhamos deles sempre, assim como uma criança que tem uma fluidez maior em aceitar o "inaceitável", é um grande ensinamento desse livro.

Além disso, os "vilões" desse livro também são importantes para colocar em perspectiva quem de fato são as pessoas malvadas. E sobre que circunstâncias. É interessante uma discussão como essas, que veio no pós-guerra e que se mantêm extremamente relevante até os dias de hoje.



Reconhecer o trabalho de Madeleine L´Engle é inegável. Suas referências a cultura pop e a ficção cientifica nos dias de hoje a tornam uma mulher emblemática. Algo que se reforçou bastante depois da minha leitura de Um Vento à Porta, onde percebe-se o amadurecimento do seu trabalho, deixando-nos na expectativa sobre o que vem por aí. Detalhe, se você caiu de paraquedas no segundo livro. Fique tranquilo, você pode ler essa obra por aqui e depois voltar ao primeiro livro, porque é como se fosse uma nova jornada que se inicia.

E a edição primorosa que tem saído pela Harper Collins Brasil só mostra o quanto a editora deseja que a obra de L´Engle atravesse gerações, nos fazendo assim aumentar expectativas sobre outros clássicos que vem pela editora, como a obra de Tolkien que também será lançada em breve. É algo bonito de se ver na literatura, nos quais algumas editoras ainda tem muito a aprender.


Ficaram interessados? Adquira o livro clicando na capa acima, e ajude esse lindo blog a crescer!
Um Vento à Porta (A Wind in the Door)
Volume #2, Série Uma Dobra no Tempo
Autora: Madeleine L´Engle
Editora: Harper Collins Brasil
Ano: 2018
Skoob: 4.5 Estrelas / Goodreads: 4.0 Estrelas
Compre Aqui: Amazon, Saraiva, Submarino
04 Estrelas
Charles Wallace está em perigo. E o mundo todo também. Quando a família Murry pensava que os problemas haviam terminado, um novo desafio surge. Charles Wallace agora tem seis anos de idade e na escola o menino se tornou um problema. Sofrendo bullying constante, Meg acha que o novo diretor da escola deveria ser responsável pelo menino, mas Charles Wallace fica terrivelmente doente antes que ela possa ajudá-lo. Mas há algo estranho acontecendo. Charles Wallace diz a Meg que há dragões no quintal de casa e ela descobre que os dragões na verdade são Proginoskes, querubins feitos de asas, vento e chamas. E mais uma vez este é só o começo de uma nova aventura, onde Meg e seu amigo Calvin precisam correr contra o tempo para salvar seu irmãozinho. E, para fazer isso, eles devem partir em uma viagem para dentro do corpo do menino e lutar para restaurar a brilhante harmonia do universo. Junte-se a Meg, Calvin e Charles Wallace nesta nova aventura repleta de seres incomuns, mundos novos e muitos heróis que precisam ultrapassar seus medos para salvar o mundo!
Autora: Madeleine L´Engle foi uma escritora estadunidense tendo como principal livro o seu best seller "Uma Dobra no Tempo", série de cinco livros de ficção cientifica para jovens adultos que também foi bastante premiado e lhe concedeu muito reconhecimento. Antes de lançar o livro ela teve o manuscrito recusado por mais de 20 editoras, que considerava a sua obra: "Ou muito infantil, para o público adulto, ou muito adulta para o público infantil".

Comente com o Facebook