Novidades: 10 obras escritas por mulheres que serão lançadas em 2018 pela DARKSIDE BOOKS

No último dia 11 de março foi realizado em Belém o Darklove Day, um evento em homenagem as mulheres na literaura. Na oportunidade foram anunciados alguns lançamentos da Editora Darkside para 2018

março 12, 2018 - Postado Por: Redação SOODA
Compartilhe:

No último dia 11 de março foi realizado em Belém o Darklove Day, um evento em homenagem as mulheres na literaura. Na oportunidade foram anunciados alguns lançamentos da Editora Darkside para 2018




O mercado literário, apesar de ter a maioria de leitoras, ainda é restrito para autoras, que às vezes tem bastante dificuldades em publicar suas obras. Com o intuito de incentivar essas publicações, especialmente voltadas para o terror, fantasia e ficção cientifica, a Editora Darkisde Books criou a linha Darklove, que no dia 08 de março completou cinco anos e 20 títulos. Para celebrar esse momento, o Sooda Blog em parceria com a editora e a Livraria Saraiva, realizou em Belém a 3º Edição do Darklove Day, um dia de muito bate papo, duas mesas de debate, trocas de experiências e incentivo para que cada vez mais mulheres sejam lidas.

Participaram do Bate papo, entre autoras paraenses mais conhecidas, Roberta Spindler que lançará no próximo dia 23 de março, pela Editora Suma de Letras (A casa de Stephen King no Brasil) o livro Heróis de Novigrath, e a premiada Giuliana Murakami, que publicou em 2017 Guardiões do Império. Além disso, participaram também as autoras Juliana Dias, autora do livro Belém das Mulheres, publicado forma independente, fruto de trabalho intenso de pesquisa. Clara Gianni completou o time, sendo autora de contos em algumas antologias, e publicando trabalhos Watpad.

Na discussão rolou debate sobre o lugar de fala, a importância dele, e porque as mulheres devem ler mais livros escritos por mulheres. Giuliana Murakami citou a importância da liberdade de expressão e o cuidado que todos devemos ter para não ceifar a liberdade alheia com discursos de ódio. Roberta Spindler contou que não chegou a sofrer nenhum preconceito por parte das editoras, porém em feiras é comum aparecer leitores que desacreditam mulheres que escrevem fantasias, algo que muitas das autoras acreditam que ler mais mulheres contribui para essa mudança social.

A obra de Juliana Dias, fruto do TCC buscou dar visibilidade a muitas mulheres da capital paraense

Por falar em mudanças sociais a segunda mesa trouxe as mediadoras do Clube do Livro Leia Mulheres Belém, Pamela Soares, Pamela Raiol e Josiane Melo. Na discussão elas mostraram detalhes do Clube, como participar, como as obras são escolhidas e ainda deu dicas de como procurar mais autoras para ler. Josiane Melo destacou a historicidade dos clubes dos livros ao redor do mundo que quase sempre foram criados por mulheres, mas que isso não se refletiu nas publicações. Por isso, o clube do livro Leia Mulheres, não é simplesmente um clube de leitura, mas uma ação política, que por meio da visibilidade de obras de autoras, é possível movimentar para que o mercado literário seja mais igual. No final o recado de Josiane foi enfático "olhe suas estantes, aumentem as prateleiras de autoras".

Josiane Melo falou que o Leia Mulheres é também um ato politico

E para aumentar a sua estante com autoras de fantasia, ficção cientifica e terror, a editora Darkside Books lançará esse ano vários títulos dentro da Linha Darklove, e em outras linhas editoriais. Dois deles já foram mostrados em outro post nosso (Clique aqui). E agora vocês já podem anotar mais 10, alguns já anunciados pela editora e ao longo dessa semana no pipoca musical e outros foram inéditos no evento:

UMA DOBRA NO TEMPO - Madeleine L'Engle, Hope Larson: Um clássico da ficção cientifica para os jovens, Uma Dobra no Tempo mistura conceitos físicos de viagem no tempo, com valores morais, como o amor. A história está tendo bastante visibilidade com a chegada nos cinemas, feita pelos Studios Disney e com isso a Darkside conseguiu trazer para o Brasil a HQ autorizada pela autora. Compre na Pré-Venda.

DANCE OF THIEVES - Mary E. Pearson: A editora já havia anunciado o lançamento desse livro, porém a novidade é que essa obra será lançada simultaneamente com a edição norte-americana em agosto de 2018. A história se passa no mesmo universo das Crônicas de Amor e Ódio e vai trazer uma família que tem um império cruel durante muito tempo, abalado pela morte do patriarca e a chegada de uma nova rainha. E o fiel da balança dessa disputa de poder será um antigo ladrão.

LEVE-ME COM VOCÊ - Catherine Ryan Hyde: Segure as lágrimas, porque essa história foi escrita pela mesma autora do livro que deu origem ao filme "A Corrente do Bem". Agora encontraremos um professor alcoólatra que perdeu o seu filho que tinha apenas 19 anos, e agora está em uma viagem, da qual já havia planejado com ele, mas fará apenas com as cinzas do rapaz. Porém, como a vida é cheia de ensinamentos diários ele encontrará duas pessoas que mudarão a sua história.

A CLOSED AND COMMON ORBIT - Becky Chambers: A continuação da premiada história "A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil" está vindo aí, trazendo uma das tripulações mais irreverentes e representativas da ficção cientifica.

LEGENDARY LADIES - Ann Shen: Esse livro, vimos no Canal Pipoca Musical, e ficamos extremamente anestesiados, do tipo, queremos para ontem. Na vibe de livros como "Histórias de Ninar para Crianças Rebeldes" e "Extraodinárias Mulheres". Esse livro traz a história de 50 deusas de várias mitologias, mostrando as importância das divindades femininas na cultura de muitos países.

Legendary Ladies
FROM HERE TO ETERNITY - Caitlin Doughty: Autora de Confissões do Crematório, Caitlin agora segue nesse segundo livro sobre uma pesquisa intensa que ela fez ao redor do mundo, no qual ela conheceu diversos rituais relacionados a morte em países como Indonésia, Bolivia, Tóquio, entre outros.

ORANGE BOY - Patrice Lawrence: Mais uma obra potente no nível do Ódio que você Semeia. O protagonista dessa história teve um irmão envolvido com drogas e tudo o que mais quer é viver longe disso. Porém, ele se envolve com uma jovem branca, que na verdade tem muito a esconder, e ele descobre quando ela morre. Agora, ele se envolverá em várias escolhas que mostram que para um jovem negro, a vida é muito mais difícil do que se imagina.

SKINFUL OF SHADOWS - Frances Hardinge: Se aventurando por uma fantasia história YA, Darkside trouxe uma história que promete arrebatar os fãs brasileiros. Makepeace é filha ilegitima de uma família aristocrata durante a guerra civil inglesa. Ela compartilha de um presente hereditário único: ser possuída por fantasmas. Com isso, ela resolve fugir do seu destino já traçado por aquela família. Porém, seus familiares não são nada fáceis, e ela então vai precisar de um time no minimo peculiar para conseguir tomar rédeas de sua própria vida.

GEEK LOVE - Katherine Dunn: Um clássico cult publicado no final da década de 1980 chega pela primeira vez ao Brasil. Geek Love é uma história que reúne as figuras mais "freaks" que você pode imaginar. Para quem gosta de histórias de circo que tenham personagens "Freak Shows" essa história é uma boa pedida (Eu querooooo).

THROUGH THE WOODS - Emily Carroll: Opa, que agora essa é novidade que foi exclusiva para o evento e que agora chega em primeira mão para vocês. A Darkside confirmou que em breve essa HQ sairá aqui no Brasil. Sucesso na internet, são cinco histórias de terror e mistérios que são interligados por uma floresta. São histórias próximas a essência dos terríveis contos de fadas, antes deles se tornarem "fofinhos". Confira abaixo algumas imagens da HQ original:

Trhough the Woods

Então é isso gente. 2018 será um ano intenso de lançamentos de autoras para aumentar as nossas estantes. Já escolheu as que vocês vão levar pra casa?

Comente com o Facebook