Retrospectiva Literária 2017: Melhores Livros de 2017, segundo os Colaboradores do SOODA BLOG

Produtores de conteúdo do Sooda Blog indicam suas melhores leituras de 2017

janeiro 01, 2018 - Postado Por: Francisco Neto
Compartilhe:

Produtores de conteúdo do Sooda Blog indicam suas melhores leituras de 2017




2017. Um ano muito intenso para o Brasil. De crise, renovação, criatividade. Enquanto isso, aqui no Sooda Blog, pode-se considerar um ano de crescimento e enfrentamento de novos desafios. O número de visualizações diárias cresceu mais de 100%. A quantidade de seguidores nas redes sociais, subiu quatro vezes. Ao mesmo tempo, o número de editoras parcerias regulares saiu de três para se tornar sete no final de 2017. E assim, foi necessário ter mais pessoas junto conosco para seguir com o projeto Sooda Blog.

Hoje, temos 10 produtores de conteúdos, que estão, entre designers, resenhistas, editores, criadores de podcast, sem contar as parcerias com vários blogs locais para ajudar o Sooda Blog se tornar hoje, o principal veículo de comunicação, para a propagação da leitura no Estado do Pará. E são essas pessoas, que hoje estão aqui para indicar as suas melhores leituras de 2017. Então, pegue uma caneta e papel (se bem que em tempos de internet, essa frase não faz lá muito sentido) e anote aquelas obras que para a gente estará guardado em nossos corações, por muito tempo.



ROSANE SANTOS - Resenhista : A RAINHA DE TEARLING - ERIKA JOHANSEN: "É uma história com uma personagem feminina muito forte, tem intrigas, magia, muitas batalhas é um reino que precisa ser salvo da fúria da terrível Rainha Escarlate." (Resenha Aqui)

FÁBIO DE ANDRADE - Criador, editor do Soodacast e autor: A RESISTÊNCIA - Julián Fuks: "Posso dizer que a minha vida e meu modo de pensar sobre escrita mudaram após ler esse livro. Nunca me senti tão controlado e envolvido com nenhuma outra história quanto A resistência, Fuks parecia saber cada pensamento que eu teria enquanto passava as páginas e chegou o momento em que próprio Julián respondeu uma pergunta minha durante a leitura. Além de ser uma aula de narrativa em primeira pessoa e construção de personagem, A resistência transcende as palavras, o papel e te dá um tapa na cara todas as vezes que você pensar em problemas familiares."

THYAGO COSTA: Resenhista (Com foco em Ficção Cientifica e HQ): KINDRED - Octavia E. Butler: " foi o livro mais aguardado desse ano, mesmo após anos sem nunca ter sido publicado aqui no Brasil, o que era uma heresia para com a grande autora Octavia E. Butler, uma lenda da ficção científica.Em uma época de extrema intolerância e cultura do ódio, a publicação de Kindred por aqui firma os pés na importância do legado, que não escolhe cor ou gênero. Vemos uma protagonista negra, chamada Dana, sendo "escravizada" pelo tempo ao ser enviada incontáveis vezes ao passado e ao presente, interagindo com seus antepassados em um EUA pouco antes da Guerra Civil. Uma leitura forte e única que irá te surpreender em cada virar de páginas.



YURI LIMA: Resenhista (Com foco em Fantasia e HQ): MISTBORN. O IMPÉRIO FINAL (VOLUME 1) - Brandon Sanderson: "Foi o melhor livro que li no ano de 2017 e um dos melhores da minha vida. Ele é primoroso, com personagens cativantes e profundos. Uma história instigante com reviravoltas surpreendentes. É o livro que estabeleceu um novo padrão de qualidade pra mim e que abre as portas de um universo gigantesco e em expansão. Definitivamente, Brandon Sanderson, o autor, está entre os maiores nomes da literatura mundial com esse livro." (Resenha Aqui)



EVERTON ASSIS: Designer, resenhista e criador do Sooda Blog: PULE, KIM JOO SO - Gaby Brandilise: "Com inspirações de dramas coreanos, o livro proporciona muito drama, várias cenas de ações e inúmeras reviravoltas. Dramas coreanos e leitura juntos? Não podia ser coisa melhor!!"(Resenha Aqui)

RAFAEL LUTTY: Editor e resenhista do Sooda Blog: O CONTO DA AIA - Margaret Atwood: "Dificilmente alguém termina essa leitura sem longas pausas para soltar o ar e refletir. Margaret Atwood construiu sua distopia recheada de críticas ao modo como a sociedade enxerga a mulher, e conseguiu criar uma narrativa que funciona como um tapa na cara do leitor. Um livro indigesto, amplamente necessário e atemporal. Que evoca discussões muito atuais, um livro que deveria ser lido por todos."



CLARA GIANNI: Resenhista do Sooda Blog e autora: A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER - Milan Kundera: Uma das mais gratas surpresas do ano passado, o clássico de Milan Kundera trata de temas complexos e espinhosos (que tangenciam desde o eterno retorno de Nietzsche, até as contradições próprias da existência humana) de forma simples e gentil, em uma conversa sempre amigável com o leitor. Através de Teresa, Tomas, Sabina e Franz, entendemos as dicotomias entre peso e leveza, complexidade e simplicidade, seriedade e banalidade. Tudo isso para contar, em narrativa não linear (não muito, pelo menos hehe), uma história sobre escolhas, coincidências do destino e sobre as consequências que os indivíduos acarretam nas vidas uns dos outros. (Resenha Aqui)



FRANCISCO CHAGAS NETO: Editor-Chefe e criador do Sooda Blog: O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA - Angie Thomas: Um livro que discute racismo de maneira tão atual, que pesca quase todos os temas que são dúvidas e questionamentos e mostram que o racismo não é brincadeira, ele mata. Nos mostra que uma brincadeira inocente, ou um assassinato de um negro, sem justificativa, reforçam uma sociedade extremamente desigual que ainda existe. E não adianta discursos "somos, todos iguais", se na prática não somos. Todo jovem deveria ler e refletir sobre tudo que é apresentado nesse livro. (Resenha Aqui).

E para você? Qual foi a melhor leitura de 2017?

Comente com o Facebook