Resenha: A Bússola de Ouro - Philip Pullman

Quando a religião, ciência, fantasia e ursos de armadura se encontram.

janeiro 13, 2018 - Postado Por: Yuri Lima
Compartilhe:

Quando a religião, ciência, fantasia e ursos de armadura se encontram.




Tenho curiosidade de ler sobre a saga As Fronteiras do Universo desde que o primeiro livro da série virou filme lá pelos anos de 2007.Uma garota mordaz e perspicaz que ia de uma ponta a outra do mundo levada pelas circunstâncias e pela sua bravura com a ajuda de um instrumento que sempre dizia a verdade é bastante instigante.

Não, óbvio que não teve nada a ver com os ursos de armadura. Pare de me olhar desse jeito.

Enfim, mal sabia eu que a saga ia muito além do mostrado no filme com temas muito mais complexos e personagens muito mais cativantes e detestáveis.

Lyra Belacqua é uma garota comum que vive de um jeito incomum, afinal, diferente das outras crianças de Oxford, ela foi criada pelos magistrados da universidade onde o seu tio a deixou quando era muito pequena depois da morte de seus pais. Então Lyra passa os dias brincando com os meninos e meninas de Oxford pelas ruas enquanto foge de seus tutores junto de Pantalaimon, seu Daemon.



E é aqui que as coisas ficam interessantes. Daemons são seres que vivem grudados nos humanos e cada humano tem seu respectivo Daemon e não podem se separar, jamais. Causando, inclusive, dor física dado a tentativa. E enquanto os Daemons das crianças mudam de formas todo o tempo, os dos adultos são fixos em apenas uma forma. Obviamente os Daemons são uma metáfora, mas vou deixar a cargo de vocês de quê.

Infelizmente, seus dias de diversão acabam quando crianças começam a sumir pela cidade (e pelo mundo) especialmente seu melhor amigo. Outros eventos acontecem e Lyra se vê obrigada a embarcar em uma jornada na qual pouco sabe a respeito, mas que possui muita importância.



Philip Pullman, o autor, nos brinda com personagens extremamente profundos e uma protagonista que não é das mais agradáveis, mas que você aprende a amar. Eu aprendi, pelo menos. A trama é envolvente, mas sem muitas reviravoltas e os conceitos apresentados no livro são extremamente complexos para um livro supostamente infanto-juvenil. Até para um livro adulto já são bem difíceis, envolvendo religião, ciência, magia e outras realidades.

Foi uma grata surpresa e espero que os próximos livros sejam tão bons quanto, já que vem uma nova saga no mesmo universo por aí.


Ficaram interessados? Adquira o livro clicando na capa acima, e ajude esse lindo blog a crescer!
A Bússola de Ouro (The Golden Compass)
Volume #1, Trilogia Fronteiras do Universo (Volume #1, His Dark Materials)
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma de Letras (Companhia das Letras)
Ano: 2017
Skoob: 4.2 Estrelas / Goodreads: 3.9 Estrelas
Compre Aqui: Amazon, Saraiva, Submarino
04 Estrelas
Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.
Autor: Philip Pullman nasceu em Norwich, Inglaterra, no dia 19 de Outubro de 1946. Durante a infância viajou pelo mundo inteiro, pois o seu pai e o seu padrasto eram ambos membros da Real Força Aérea. Passou parte da sua infância na Austrália, onde descobriu as maravilhas das histórias em quadrinhos, e cresceu amando, em particular, o Super-Homem e o Batman. Philip Pullman é o autor de várias obras, cujo a mais famosa é a série Fronteiras do Universo.

Comente com o Facebook