Resenha: O Pistoleiro (A Torre Negra #1) - Stephen King

O Homem de Preto fugia pelo deserto, e o pistoleiro ia atrás...

dezembro 13, 2017 - Postado Por: Yuri Lima
Compartilhe:

O Homem de Preto fugia pelo deserto, e o pistoleiro ia atrás...




É desse jeito que começa uma das histórias mais épicas já escritas e também a autoproclamada Magnum Opus de Stephen King: A Torre Negra.

A saga começa no livro O Pistoleiro e foca na caçada empenhada por Roland Deschain, o último pistoleiro, atrás do homem de preto, feiticeiro que aflige a vida do pistoleiro desde sua infância.



A saga levou 33 anos para ser concluída e O Pistoleiro começou a ter seus rascunhos traçados ainda na década de 70, sendo publicado em 1982. Portanto, o King que lemos nesse livro é um ainda inexperiente literariamente e com muitas ideias na cabeça. É facilmente identificável influências de O Senhor dos Anéis, Lendas Arturianas e filmes de velho oeste (especialmente os de Clint Eastwood) e a narrativa só vem a solidificar nos próximos livros da série.



Neste primeiro livro vemos o Pistoleiro seguindo o homem de preto e, em encontros com outros personagens, contando flashbacks de sua vida por vezes nem tão passada assim. A história se passa em uma terra onde “o mundo seguiu adiante” e que parece estar à beira do colapso, onde as pessoas apenas sobrevivem no que restou e se contentam em apenas existir. Após um encontro difícil em uma pequena cidade, Roland encontra um garoto deslocado no meio do deserto.

O livro é bem curto, mas possui uma densidade bem grande. A construção dos coadjuvantes não é muito aprofundada, mas é passado o necessário para aprofundar o nosso Pistoleiro.



Este é um livro introdutório que demonstra o potencial narrativo de Stephen King, além de abrir a porta desse universo rico e vasto que o mestre do terror criou. Apesar de não ser um livro excepcional, O Pistoleiro serve ao seu propósito e abre a saga com as devidas apresentações. Aguarde a resenha do próximo livro, A Escolha dos Três, por que aí sim a aventura começa de verdade!


Ficaram interessados? Adquira o livro clicando na capa acima, e ajude esse lindo blog a crescer!
O Pistoleiro (The Gunslinger)
Volume #01, A Torre Negra
Autor: Stephen King
Editora Suma (Companhia das Letras)
Ano: 2012
Skoob: 4.0 Estrelas / Goodreads: 3.9 Estrelas
Compre Aqui: Amazon, Saraiva, Submarino
03 Estrelas
Roland Deschain é o ultimo dos pistoleiros de seu mundo. Seu objetivo é a busca obstinada pela Torre Negra, dita como o eixo de todo o tempo e espaço. Acreditando que um mago, apelidado de “Homem de Preto”, possui indicações para seu destino, o pistoleiro o persegue deserto afora. Pelo caminho, Roland passa por inúmeros perigos e conhece Jake, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer na Nova York de 1977. O livro conclui com o Homem de Preto sendo alcançado e revelando fatos importantes sobre o destino de Roland e sua busca, tirando a sorte do pistoleiro através de cartas de tarô. São revelados: O Enforcado, O Marinheiro, O Prisioneiro, a Dama das Sombras e A Morte, A Torre, e a sétima carta, A Vida. É sobre a profecia dessas cartas que o próximo volume da saga se baseia, enquanto Roland progride em sua jornada
Autor: Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar. De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).

Comente com o Facebook