Noticia: Goodreads Awards inicia processo de votação para os melhores livros de 2017

Maior prêmio popular de livros do mundo, inicia processo de votação que terá resultado no dia 05 de dezembro: Confira os principais indicados

novembro 01, 2017 - Postado Por: Redação SOODA
Compartilhe:

Maior prêmio popular de livros do mundo, inicia processo de votação que terá resultado no dia 05 de dezembro: Confira os principais indicados




Organizado desde 2009 pela maior rede social de livros do mundo, o "Goodreads Awards" é uma premiação que leva em conta a popularidade dos livros em diversas categorias, tendo em vista que a votação popular está presente em quase todo o processo para a escolha dos melhores livros do ano.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do processo. Em 2016 foram mais de 3,5 milhões de votos que escolheram os melhores livros em 20 categorias. Desses, 13 livros foram traduzidos para o português entre o ano passado e esse ano. Ou seja, o mercado editorial brasileiro fica de olho nesses títulos que estão entre os indicados e vencedores, e provavelmente serão os próximos livros que chegarão nas prateleiras brasileiras em 2018. Especialmente em categorias jovens, como Young Adult e Young Adult Fantasy, onde pelo menos 70% dos títulos indicados, foram lançados (ou ainda serão lançados por aqui em breve).

O processo da escolha dos livros que serão elegíveis para essa primeira etapa é a seguinte: São escolhidos 15 livros de cada categoria que estão entre os mais bem avaliados no Goodreads (a avaliação pode ser feita por qualquer pessoa que tenha lido o livro e tenha cadastro na plataforma). Além desses livros, outras obras poderão ser sugeridas pelo público. Para isso, elas precisam ter no minimo 3,5 na média de 0 a 5 e terem sido lançadas nos Estados Unidos, entre o período de 16 de novembro de 2016 a 15 de novembro de 2017. Essa etapa vai de 31/10 (ontem) até o dia 05/11.

No período de 07 a 12 de novembro é dada largada a fase semifinal onde mais cinco livros entrarão no páreo. Ou seja, agora 20 livros estarão concorrendo em cada categoria. Nesse momento, o público não poderá indicar mais nenhum livro para concorrer na premiação.

14 a 27 de novembro é o momento final das votações do Goodreads Awards 2017. Somente 10 livros de cada categoria poderão concorrer. E finalmente será a última etapa de votações do público. O resultado final sai então dia 05 de dezembro. Aí é só comemorar com o seu autor favorito.



OS INDICADOS

Na categoria de Ficção o destaque vai para Sophie Kinsella, conhecida pela série "Os Delirios de Consumo de Becky Bloom" que esse ano lançou "Minha vida (não tão) perfeita", que coloca uma jovem moderna com uma vida perfeita nas redes sociais, mas que no dia-a-dia é bem diferente, e depois de várias situações a faz repensar sobre essas questões.

Foto Divulgação


Já no segmento de Thriller e Mistério, a disputa está acirrada entre o autor já consagrado, Dan Brown que lançou recentemente no Brasil: Origem e o segundo titulo da Paula Hawkins "Em Aguas Sombrias". Porém, J. P. Delaney pode surpreender com o seu thriller "Quem era Ela", assim como a britânica Karin Slaughter, que esteve recentemente no Brasil, e lançou no exterior esse ano "The Good Daughther".



Entre as histórias de Fantasias lançadas. Dificilmente será difícil vencer os já consagrados J K Rowlling, e o roteiro de Animais Fantásticos e Onde Habitam, assim como Neil Gaiman e a sua voz sobre a Mitologia Nórdica. Mesmo assim autoras como V E Schwab, Erika Johansen, Robin Hobb e N.K. Jemisin entraram na disputa. Detalhe, o primeiro volume das séries desses autores, que foram indicadas, já foram lançados no Brasil.

No horror, apesar da força de Anne Rice, que levou sua história de vampiros para Atlantis, dificilmente alguém tira o titulo de Stephen King, que com seu filho escreveram Belas Adormecidas. Em compensação na ficção cientifica, depois de dois anos seguidos de Pierce Brown. Esse ano a disputa parece mais acirrada, entre Timothy Zahn com o seu livro do universo de Star Wars Thrawn, que será lançado essa semana no Brasil e Andy Weir, que teve o seu livro Perdido em Marte adaptado para o cinema, concorrendo a diversos prêmios, e esse ano, o autor lançou Artemis.



As categorias voltadas para o público Jovem Adulto, uma das mais votadas na premiação. Já são campeãs em uma coisa: Lançamento ocorrido ou confirmado para o português. Isso porque, dos 30 títulos já indicados nessa categoria 23 deles, já aportaram no Brasil, ou chegarão em breve em terras tupiniquins. E a disputa nessas categorias são fortes, apesar de que os grandes autores normalmente arrematam a premiação e são os favoritos disparados. Que neste caso é Tartarugas Até Lá Embaixo, de John Green e Senhor das Sombras da Cassandra Clare. Isso, claro, não impede que ocorra nenhuma surpresa, como Victoria Aveyard e o seu livro A Prisão do Rei; Jenny Hann com Agora e para Sempre Lara Jean; Alwyn Hamilton e o segundo livro da série Traidora do Trono; Becky Albertalli com os 27 Crushes de Molly; Benjamin Alire Saenz e A Lógica Inexplicável da Minha Vida; Stephanie Garber e o seu polêmico Caraval; O potente O Ódio que Você Semeia da autora Angie Thomas, entre muitos outros. Pensando bem, acho que não será tão fácil assim para os John Green e Cassandra Clara, nas suas respectivas categorias.



Para lista completa e para votar. Acesse o site oficial

Comente com o Facebook