Resenha: Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada: Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves

Um livro de contos que traz um encontro certeiro entre novos autores jovens e personagens que já estão no imaginário do brasileiro

outubro 01, 2017 - Postado Por: Francisco Neto
Compartilhe:

Um livro de contos que traz um encontro certeiro entre novos autores jovens e personagens que já estão no imaginário do brasileiro




Mexer com personagens que já estão impregnados no imaginário popular de uma sociedade é extremamente difícil. Especialmente, quando esses personagens já atravessaram gerações e estão conosco desde 1963, como é o caso da Turma da Mônica criada pelo Mauricio de Sousa.

Porém, a "Gordinha, Goducha, Dentuça e Dona da Rua" já teve diversas transformações. E claro, muitas delas deram muito certo, Como o crescimento dela, no "Turma da Mônica Jovem" lançada em 2008 e o "MSP Graphic" lançado em 2012, onde quadrinistas famosos brasileiros criaram histórias para a turma mais conhecida do Brasil. Resultado desses dois projetos foi estrondoso, tanto que o segundo seguiu direto para os cinemas com a primeira live action que será dirigida pelo mesmo diretor de Bingo (Filme brasileiro indicado para ir para o Oscar em 2017).

Então a equipe da Editora Nemo, em parceira com a Mauricio de Sousa Produções entraram na vibe dos projetos audaciosos e colocaram quatro autoras que tem sido reconhecidas, especialmente entre o público jovem (três delas ainda são youtubers com foco na literatura), para escrever histórias de personagens da "Turma da Mônica Jovem" que culminou no livro de contos "Uma Viagem Inesperada", no qual a gente acompanha esses personagens em aventuras em várias partes do país e do mundo. E o resultado? É o que vamos descobrir a partir de agora.



O livro de contos escrito pelas quatro autoras irá se passar em um período de férias de julho (Essas do meio do ano que a gente tanto ama), onde quatro personagens da Turma da Mônica irão para várias partes do Brasil e do mundo. Mônica vai parar na Coréia do Sul, depois de perder uma aposta para o Cebola (eu quero perder essa aposta também). Magali tinha tudo programado para passar as férias perfeitas com o seu namorado Quim, porém depois que sua tia adoece ela vai parar em Paraty, no Rio de Janeiro. Marina ganha de surpresa um curso de fotografia de três semanas em Londres (estou respirando essa cidade até agora). E Denise depois de uma enrascada na escola vai parar na Serra Catarinense com a sua tia, sem celular e acesso à internet.

Apesar dos contos tentarem se interligar entre em si em alguns momentos, por meio das conversas entre as amigas, o objetivo é que as jovens se desvinculem quase que totalmente da turma, e entre de cabeça na viagem, fazendo novas amizade, conhecendo novos lugares, e conquistando relativa independência.



UMA AVENTURA NA COREIA DO SUL - BABI DEWET

O primeiro conto foi escrito, por talvez uma das maiores amantes de K-Pop do Brasil, e talvez por isso a escolha do local foi com certeza a melhor opção. Nessa história, parte de um dos planos infalíveis do Cebola, Mônica acaba ligando para rádio local, participa de uma promoção e ganha nada mais, nada menos que uma viagem de cinco dias para a Coréia do Sul. Apesar de esquisito a maneira como a autora solucionou o inesperado para a viagem da Mônica, ao chegar na Coréia, a história se tornou mais crível.

Como a Mônica conhecia muito pouco sobre K-pop ela teve a ajuda de uma outra vencedora do concurso que pode passar todas as informações para ela, e consequentemente para nós leitores que não saímos da história sem conhecer termos como Oppa, ou Bias, o que foi bem bacana. Além disso, a gente passeou pelos principais pontos turísticos de Seoul e acompanhou a jovem até mesmo em um show do BTS.

Somando-se ao contexto, essa viagem para a Mônica acabou sendo um pouco sobre reconhecimento sobre si mesmo. Sobre testar suas responsabilidades e lidar com a opinião dos outros sobre ela mesmo. Em alguns momento ela se viu com a alto-estima um pouco abalada. Mas é a Mônica, né gente?

O maior prejuízo da história foi o desenvolvimento de algumas subtramas. Talvez por ocorrerem rápidas demais, tornando-se bem estranhas se for analisar o contexto de todo o conto. Porém, acredito, que ao final de tudo o recado foi dado. E a Mônica com certeza cresceu muito com essa viagem.



UM MENU DE SURPRESAS - CAROL CHRISTO

Ambientado em Paraty essa história não poderia ter sido recheada de coisas tão saborosas como essa cidade. A história se inicia com a Magali repassando os últimos detalhes das suas últimas duas semanas de férias. Ela todos os anos faz uma lista do que fazer nesse período. E para ela é quase sagrado cumprir esse objetivo. Ela iria fazer com o seu namorado Quim. Iria...

Sua tia fica doente e ela se ver obrigada a viajar com os pais para Paraty, o que não seria uma tortura em si. Porém, ela não consegue aproveitar inicialmente, pois ela queria cumprir a lista, e com o seu namorado. O que para ela seria muito difícil. Mas depois do primeiro impacto, ela consegue se enturmar com alguns moradores locais. E quem saiba não consiga até cumprir a lista? heim?

Se essa história tivesse um outro nome seria "Superação de Imprevistos" (hueheuhe). Porque acontece bastante coisas fora do comum, tanto na vida da Magali, quanto dos personagens presentes na história. Aos poucos ela vai aprendendo a lidar com tudo isso e começa a se divertir de verdade. É como se alguém dissesse pra ela (Santo Mauricio de Sousa): - Menina, aproveita o que você tem nas mãos, nem sempre a vida é tudo aquilo que a gente planejou, as vezes os imprevistos também trazem momentos inesquecíveis.



LONDRES PARA LEIGOS - MELINA SOUZA

Meu conto favorito dessa antologia, com certeza foi esse escrito por Melina Souza, que é tão delicado e fofo como a autora. É visível ver parte da personalidade da autora que acabou casando com de Marina. A história centra-se em uma viagem que a jovem ganhou dos pais que inclui um curso de fotografia em Londres (Uau... Quero). A questão toda é que, primeiramente ela fica tão empolgada, que o Franja, o inventor namorado dela fica com ciúmes da viagem (mas ora!!!). E a outra é que Marina sabe muito pouco de fotografia, ela na verdade é mais ligada em desenhar. Então ela com certeza está com o pouco de medo dessa viagem.

Ao chegar em Londres ela consegue logo fazer amizade com um britânico que é filho da dona da escola (Chique, heim), o qual vai ficando muito forte ao longo dos dias. E de certa forma ela fica balançada com o jeito que ele a trata.

Ao longo da história, percebe-se o crescimento da Marina em suas várias vertentes. Primeiro na profissional, onde ela consegue aproveitar bastante o curso de fotografia, se esforçando muito no projeto do final do curso. E pessoal também, no qual ela precisa definir melhor os seus sentimentos, além de adquirir certa independência para fazer as suas próprias escolhas. Claro, a relação de amizade dela, com os outros da turma, não são esquecidas, assim como nas outras histórias.

Passear com Marina em Londres, com certeza foi a melhor coisa que eu fiz ao ler esse livro. Pois, a história foi bem construída sem parecer um "Roteiro turístico" pela cidade, assim como, as atitudes da personagem ao longo do conto. Achei acertada na maioria das vezes.



FÉRIAS NA SERRA CATARINENSE - PAM GONÇALVES

Com certeza o conto da youtuber Pam Gonçalves foi o que trouxe maior amadurecimento pessoal/profissional a essas personagens da Turma da Mônica. Denise é a amiga mais espevitada da turma da Mônica e conto dela começa exatamente assim. Ela está muito frustrada porque foi obrigada a passar o resto das férias na Serra Catarinense, sem celular ou acesso à internet. Essa foi uma punição, devido a uma grande besteira que ela fez na escola.

Inicialmente, sem vontade de estar ali, a personagem se ver obrigada a alimentar as galinhas, ajudar na horta e também nas compras. Ao chegar no mercado local ela dá de cara com um jovem da região, que ela encontrará dia antes e não tinha ido muito com a cara. E pior usa de toda a sua arrogância com ele, o que claro provoca uma antipatia do jovem para com ela também (Uma coisa meio Miler Cyrus o Filme, heueheuhuhe).

Porém, ela vê nesse mercado uns panfletos de uma fazenda que receberá um acampamento de jovens. E lembra que a sua tia disse que a fazenda dela estava quase sem clientes e que talvez fosse obrigada a cancelar a temporada desse ano. Então, ligada as redes sociais, a jovem tem logo uma ideia e convida o jovem que ela tinha certa antipatia, para ajudar. Ele acaba aceitando e os dois colocam o plano em prática.

Depois de várias aventuras, os dois acabam se metendo em uma enrascada que acaba o separando colocando o plano deles em risco.

Nessa história, percebemos os primeiros passos de uma jovem preocupada somente com o seu umbigo, em direção as responsabilidades da vida adulta. Digo que essa personagem cresceu bastante das primeiras páginas até a última, como nenhuma outra, pois pela primeira vez ela se colocou em uma posição altruísta, o que foi muito bacana, em perceber que ela tirou muito proveito dos dias que ela passou na Serra Catarinense. Acima de tudo, quando ela voltar dessa viagem inesperada. Ela não será a mesma Denise.



Na verdade, nenhuma das quatro personagens quando retornarem às suas vidas serão as mesmas. Pois valiosas lições foram aprendidas durante essa viagem. Lições essas que nunca serão esquecidas. E acredito, que ao final desse livro o que mais lembra Turma da Mônica é justamente isso. Histórias divertidas, cheias de reviravoltas que deixam aprendizados importantes sobre amizade, companheirismo, auto-conhecimento e principalmente amadurecimento. Espero que outras antologias como essa possam chegar nos próximos anos. Quem sabe não levar agora Cebola, Cascão, Chico Bento, Franja e Xaveco para uma Viagem Inesperada?


"Comprando no link da imagem você ajuda esse blog a crescer"
Turma da Mônica Jovem - Contos: Uma Viagem Inesperada
Autoras: Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves
Editora: Nemo (Grupo Autêntica)
Ano: 2017
Skoob: 4,3 Estrelas / Goodreads: 4,3 Estrelas
Compre Aqui ♥
4 Estrelas
Mônica parte rumo à Coreia do Sul, em uma tour inesquecível, repleta de k-pop, cores e aventuras. Magali tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, onde gastronomia e novas amizades se misturam. Marina desenvolve um novo lado artístico em Londres – com direito a chá, saudades, encontros e desencontros. E Denise, por ter se metido numa encrenca, é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. Prepare as suas malas e acompanhe as garotas em viagens pelo Brasil e o mundo, com romances, confusões e aventuras!
Autora: Babi Dewet é carioca. E depois de escrever fanfics entrou no universo da literatura com a publicação de Sábado à Noite. Além disso, muito ligada ao universo K-pop, a autora faz parte da equipe de videos do Drama Fever.
Melina Souza é psicologa e mantém um blog e um canal com o titulo Serendipity, no qual tem mais de 150 mil seguidores. Essa antologia é o segundo livro de Melina
Carol Christo é publicitária, amante de games, quadrinhos e cinema. Seu primeiro livro, O último Mestre Pokémon, foi vendido para mais de 7 países.
Pam Gonçalves é publicitária, produz conteúdo de literatura para jovens na internet, desde 2010. Possui um canal no Youtube com mais de 200 mil seguidores, sendo uma das maiores youtubers de livro do Brasil.

Comente com o Facebook