Especiais: Edgar Allan Poe - Biografia, Depoimentos e Novas Edições do Mestre do Terror

Veja um especial com detalhes sobre a vida do autor, depoimentos de autores e blogueiros e as novas edições lançadas sobre a vida e obra de um dos principais autores do gênero do terror

outubro 07, 2017 - Postado Por: Francisco Neto
Compartilhe:

Veja um especial com detalhes sobre a vida do autor, depoimentos de autores e blogueiros e as novas edições lançadas sobre a vida e obra de um dos principais autores do gênero do terror




07 de outubro de 1849, a vida de um importante autor se findava, porém sua obra se eternizava. Hà 168 anos falecera Edgar Allan Poe, poeta, romancista, critico literário e editor, que inaugurava uma nova forma de escrever histórias de mistérios e terror.

Nascido em 1809, o autor norte-americano filho de atores de teatro, perdeu a sua mãe muito jovem, e seu pai o abandonou. Ele então acabou sendo criado por uma família de comerciantes de Bailtmore. Apesar do seu inicio de vida, seus pais de criação o ajudaram bastante e o colocaram para estudar nas melhores escolas de sua cidade. E seu destaque o levou para a Universidade de Virginia. A partir desse momento sua existência se tornou bem controversa, com sua indisciplina na universidade, porém ao mesmo tempo o seu destaque nos Estudos Línguas Românticas, antigas e modernas.

Depois disso, entrou para Academia militar, mas acabou não dando muito certo. E quando saiu, começou a trabalhar com a escrita. Se casou com a sua prima de apenas 13 anos de idade e sua vida financeira passou por muitos altos e baixos, o que provavelmente o levou para o seu principal vicio: O Álcool.

Mesmo assim, isso não o impediu de ter uma grande produção literária de contos e poemas, entre eles o famoso conto "O Corvo", publicado em 1845, o que tornou seu maior sucesso até os dias de hoje. Infelizmente, em causas não muito conhecidas ele morreu pouco tempo depois.

DEPOIMENTOS SOBRE O AUTOR

Até hoje é possível encontrar muitos autores, críticos, estudiosos e blogueiros que admiram a sua obra e ressaltam sua característica minimalista e ao mesmo tempo filosofica. Confira alguns desses depoimentos sobre Edgar Allan Poe

“Poe é uma influência obrigatória para mim, como minimalista e consequentemente, um contista por método, não há como escapar das características mais importantes deste autor: sua sobriedade e clareza narrativa. Poe sabia ir direto ao núcleo de uma história como talvez só Kafka tenha conseguido ir também. Seu método de escrita era cirúrgico e muito mais técnico do que as loucuras de seus temas poderiam sugerir. Muito se fala de Poe, da loucura dos últimos dias de sua vida, das grandes brigas no meio literário, mas o que importa pra mim é simplesmente que sua escrita é, em tema, sombria e profunda, sua técnica, científica e sua base narrativa simples e ao mesmo tempo profundamente filosófica. No cerne de tudo, um grande conhecedor da natureza humana, principalmente àquela que o comportamento tenta esconder.” Adrei Simões. Autor dos livros Putrefação, Zon e Luz: O Deus do Horror.


“Poe é um dos autores que conseguiu a façanha de transcender a literatura. Suas obras saltaram das páginas dos livros direto para o imaginário popular, servindo de inspiração para autores de diversos gêneros e mídias, virando sátira em Simpsons e rock pesado na música do Iron Maiden. Mais do que ser influente, Edgar é quase onipresente - Poe é pop!” Ingo Muller. Autor paraense do livro Corda no Pescoço, vencedor do prêmio Fox de Literatura .


Poe tem sido como um professor há bastante tempo, estudar sua vida e obra causam um crescimento pessoal tanto como leitor, quanto escritor. Entender como Edgar formulava as ideias naquela “cabeça que não apresentava um conjunto agradável e harmonioso”, como disse Charles Baudelaire, é sem dúvidas um aprendizado que levarei para a vida toda. Allan Poe, foi um homem à frente de seu tempo e perceber que seus textos ainda continuam tão atuais apenas reforçam sua genialidade. Pobres são as almas que ainda não conhecem Edgar Allan Poe. Fabio Andrade. Autor paraense do livro Sob os Olhos do Delírio e responsável pelo Podcast do Sooda Blog


O que me atrai tanto a Poe é sua simplicidade, como dito antes. O autor não se utiliza de grandes artifícios para contar uma história que nos apavore, muito pelo contrário: quando conta, nos faz acreditar de fato que tudo aquilo tenha acontecido em algum lugar, e mais ainda, que ele mesmo tenha vivido estas experiências (lembro de quando o li pela primeira vez, aos treze, e realmente acreditava que histórias como O Gato Preto tinham realmente acontecido). O realismo na narração não está nos detalhes, mas nos sentimentos daquele que narra. E, creio eu, aí resida sua relevância para a literatura do terror/horror: uma informalidade (que também influenciará em muito na literatura policial) que antecede o minimalismo e prepara o terreno para autores como Stephen King — e este, inclusive, o assume como uma de suas maiores inspirações. Clara Gianni, autora paraense presente no livro Vampiro: Um Livro Colaborativo e colunista do Sooda Blog


NOVAS EDIÇÕES

Como o autor morreu há mais de 100 anos. Todas as obras dele já caíram em domínio público. Então, quase todos os anos, novas edições tem sido lançadas por várias editoras e agora vamos indicar três delas, que recomendamos:

EDGAR ALLAN POE - CONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO - EDITORA TORDESILHAS



Lançada em 2012, a Edição lançada pela Editora Tordesilhas, traz o prefácio escrito por Charles Baudelaire, e conta com 22 contos do metre do terror. Entre os principais estão, O Poço e o Pêndulo, Berenice e Gato Preto. Além disso, a edição tem ilustrações do Irlandês Harry Clarke. Compre Aqui.

O CORVO - EDIÇÃO TRILÍNGUE - EDITORA EMPÍREO.



Para quem é fã do poema do Corvo, que já está no imaginário do leitores de terror, esse é um dos compilados mais importantes sobre esse poema. Com ilustrações de Lupe Vasconcelos. Esse livro possui um artigo do próprio Edgar Allan Poe, escrito em 1846, além do poema do corvo na versão original. E também em francês, traduzido por Charles Baudelaire e duas versões em português, uma feita por Machado de Assis e outra por Fernando Pessoa. Compre Aqui.

EDGAR ALLAN POE - MEDO CLÁSSICO



Lançado em fevereiro de 2017 como parte da linha editoral Medo Clássico da Editora Darkside Books, essa edição veio com um projeto gráfico impecável. Com ilustrações em Xilogravuras feita pelo artista plástico Ramon Rodrigues. O livro que é o primeiro volume, de toda a obra de Edgar Allan Poe, trazendo 15 contos e poemas do autor traduzidos pela pesquisadora Marcia Heloísa. Além disso, a obra possui diversos extras como uma introdução de Charles Baudelaire, a tradução do poema do Corvo feita por Machado de Assis e outra por Fernando Pessoa. Também essa edição traz extras sobre o poema do Corvo e a vida e obra de Edgar Allan Poe. Veja detalhes da edição aqui. Confira detalhes do projeto lendo Edgar Allan Poe que fizemos no blog.

EVENTO SOBRE NARRATIVAS DO TERROR

Nossa homenagem não para por aí. Na próxima semana, dia 11/10, em parceria com a Editora Empíreo. Estamos organizando um bate papo sobre Narrativas do Terror, onde Edgar Allan Poe será um dos protagonistas. Estaremos a frente dessa conversa o pesquisador Msc. Oscar Nestarez que vem de São Paulo e o autor paraense Adrei Simões. Será às 19hs na Livraria Fox da Tv. Dr. Moraes.

Confira mais detalhes aqui

Comente com o Facebook