80 dias serão pouco para a importância e beleza da nova edição de uma das obras de Jules Verne.

Mais um unboxing para deixar você babando por um livro com uma nova edição. Desta vez, vamos comentar sobre a nova edição de “A Volta ao Mundo Em 80 Dias” do autor francês Jules Verne, publicada pela Editora Zahar.

Este ano a editoria Zahar completou 60 anos compartilhando incríveis historias envoltas de lindas capas. “A Volta ao Mundo Em 80 Dias” recebeu este trato especial, lembrando, que a editoria já tinha publicado outras 3 obras de Verne anteriormente: 20 mil léguas submarinas, A ilha misteriosa e Viagem ao centro da Terra. Uma mais bonita que a outra. (Suspira)
CAPA, CONTRA-CAPA E FOLHA DE GUARDA
Com uma escala de vermelho, a capa de “A Volta ao Mundo Em 80 Dias” mostra elementos importantes que iremos encontrar durante a leitura. Na parte superior, podemos ver a referência da China e Japão, por meio de um senhor com vestimentas tradicionais e uma construção tradicional do oriente. Ao lado, a icônica estatua da liberdade junto com a silhueta da Ponte da torre, um dos pontos turísticos que representam Londres.

Logo abaixo podemos ver um trem e um grande barco, ambos a vapor. São meios de transportes muito utilizado pelos protagonistas. O centro da capa é envolto por uma carcaça de bússola, um elefante e silhuetas de construções com caraterísticas indianas.

A contra capa é mais simples, em um tom creme e trás as seguintes informações: sinopse da obra, um quote que define muito bem está viagem e outras informações sobre a edição. Tudo harmonioso com a ilustração de um navio.

A folha de guarda só reforça ainda mais o título da obra, em um tom do azul temos relógios, rosa-dos-ventos e muitos globos terrestres.

TRADUÇÃO
A tradução feita diretamente do texto francês e ficou a cargo do tradutor André Telles, que já foi responsável por inúmeras traduções da Zahar, entre elas A Bela e a Fera e de 20 mil léguas submarinas. Telles ainda nos salva com suas notas de rodapé completas (salva mesmo).

A edição ainda contempla uma apresentação da vida e inspirações de Jules Verne descrita pelo escritor brasileiro Joca Reiners. Há também um cronograma de vida e obra do autor, que contempla desde seu nascimento em 1828, até sua morte, em 1905.
ILUSTRAÇÕES
Como está informado na contra-capa, esta edição de “A Volta ao Mundo Em 80 Dias” possui 30 ilustrações originais de Léon Benett e Alphonse de Neuville que estão presentes na primeira edição francesa, publicada em 1873.

Talvez o único contra que tenho em relação a esta nova edição é a sua diagramação, o texto está digamos “apertado” demais. Porem se levar em conta que mais folhas sendo acrescentadas deixariam o livro com um preço “salgado”.

Por fim, terminamos este humilde unboxing deixando nosso amor por esta edição e as demais presentes no catálogo da Zahar.
Em Algum Lugar nas Estrelas | Frankenstein | Minha Vida Fora dos Trilhos