Resenha: Treze - Fml Pepper

Um romance perigoso, onde o treze pode ser a ruína, ou a glória

setembro 13, 2017 - Postado Por: Redação SOODA
Compartilhe:

Um romance perigoso, onde o treze pode ser a ruína, ou a glória




O futuro sempre é algo que assusta a maioria das pessoas. Tanto por ser intangível, como imprevisível. Afinal de contas, mesmo com todo o planejamento, existem vários fatores, internos e externos que influem diretamente a determinados acontecimentos. Talvez, por isso, algumas pessoas procurem as cartomantes, ou pessoas capazes de prever o futuro.

Alias, todo o final de ano é comum que os jornais e programas de entretenimento, entrem em contato com esses profissionais para que eles digam o que irá acontecer no próximo ano. Se será bom ou ruim. Enfim, virou quase uma tradição de final de ano. Céticos ou não, em geral, as pessoas acabam lendo, ou vendo esses programas. A questão toda gira na aura de acreditar, ou não nessas previsões. Não é verdade? Rebecca, a protagonista de "Treze", não acredita, até que algo grandioso acontece em sua vida.



A jovem é uma ladra, que ao longo dos anos se especializou em golpes cibernéticos. Apesar de se sentir culpada em fazer isso, ela não vê outra saída. Afinal, depois que seu pai morreu, parece que ela e sua mãe só tiveram esse caminho a seguir, especialmente depois que caíram na mão de um dos maiores agiotas da região. Acreditando que seu trabalho no mundo do crime está acabando. Ela e sua mãe, preparam um grande golpe que tinha tudo para dar certo. Se não fosse a sua melhor amiga lhe levar para uma cartomante, a madame Nadeje, que faz umas previsões bizarras a Rebecca, como a que o golpe não irá dar certo e que ela encontrará o amor da sua vida no 13º namorado.



Mesmo com um medinho da silva Rebecca dá continuidade a seu plano. E o que acontece? M-E-R-D-A!

DÉCIMO TERCEIRO NAMORADO

Paralelamente a isso, conhecemos Karl, um jovem robusto e lutador de MMA, que tinha um futuro promissor e era bem quisto por todos. E claro, com tudo isso nas mãos, é óbvio que a arrogância subiu a sua cabeça. Ele então ganha uma luta importante, porém percebe que uma pessoa muito importante em sua vida não está lá. Beatriz. Ao ir atras da jovem em sua casa, com um jeito de cão raivoso, se depara com a traição fervente. Ta na verdade, ele não vê que foi traído pela namorada, mas percebe a aura no ar. E o pior de tudo. Ela coloca a culpa na arrogância dele.

Sem poder aplicar todos os golpes que sabe do MMA, ele sai em uma fúria sem fim. E acaba sofrendo um acidente, que o deixa com um coagulo inoperável, e que qualquer batida, pode estourar e assim leva-lo a morte.



Anos mais tarde ele e Rebecca se encontram em duas situações. Ai você pensa. Ah, ele é o 13º namorado dela né? Na, na, ni, na, não !!! Na verdade, ela está no 11º e ainda tem mais um pela frente, antes de chegar no amor da vida dela. E além dele, aparece um cara, E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R, chamado Eric. O cara é estudioso, boa pinta, rico (tem um Porsche) e ainda por cima é apaixonado por ela.

É aí que a história começa a embolar. Rebecca e sua amiga acreditam que Eric é 13º namorado. Pois, ele cabe em todas as características descritas por madame Nadeje. Porém, para chegar até ele é necessário passar pelo 12º. Rebecca tentou de várias formas outros caras, mas não deu certo. Mas eis que surge uma oportunidade. Karl convida Rebecca para ser sua namorada de mentira, pois ele precisava apresentar alguma para sua familia, já que a sua mãe estava com câncer, e só queria a felicidade do seu filho. Então, os dois passam o fim de semana juntos. É aí que começa o meu maior problema com Treze.



UM FIM DE SEMANA INTERMINÁVEL

Até a chegada desse fim de semana no interior de Minas Gerais, a história caminha com um suspense bacana, com boas doses de amor e aquela expectativa. Quem será o décimo terceiro namorado de Rebecca? A previsão irá se concretizar? Ou será a primeira falha de Madame Nadeje? Afinal de contas, livre-arbítrio ta aí pra isso, não é mesmo?

Porém esse fim de semana acaba por acontecer em 200 páginas, ou seja, quase 50% do livro. O que não seria um problema por si só, tirando o fato que a parte do suspense e até mesmo a previsão da madame Nadeje ficam em segundo plano, para a gente imergir em um enredo que já foi contado, várias, e várias vezes. Em alguns momentos me senti lendo, algumas cenas do filme "A Proposta" protagonizado por Sandra Bullock (Aliás, assistam esse filme, é ótimo também). São cenas bastante divertidas, isso se aplicando ao fato que a autora escreve muito bem e com bastante fluidez. Porém, o meu problema, foi a importância que esse fim de semana foi dado a história, enquanto existia bastante da trama a ser explorado.



O FIM DE SEMANA ACABA

E o resultado disso? Quando retornamos a trama principal (vide aqui, a trama que foi vendida na sinopse) a história avança bastante corrida até próxima ao final, causando alguns prejuízos no enredo, visto que, enquanto um fim de semana durou 200 páginas. Meses, foram contadas em menos páginas. Na minha opinião, duas soluções poderiam ter sido dadas para sanar essa questão. Ou a autora diminuía o plot desse fim de semana (eu não escolheria essa opção). Ou deixava um cliffranger, logo depois da narrativa dos dois no interior de Minas Gerais para um segundo livro, dando mais tempo para explorar o que vem a seguir na história, que é muito interessante. Alias é aonde o livro da um UP considerável.

As últimas 50 páginas dão sim um folego a história, trazendo a tona muitos pontos e discussões interessantes, tanto em relação a trama de ação proposta pela autora, como ainda na discussão sobre fé que é pautado nessa terceira etapa do livro. E assim o livro termina com uma mensagem muito bacana sobre o ser humano acreditar, ter fé e no nosso amadurecimento pessoal. É o lado inovador do livro, que eu Francisco, gostaria que fosse mais explorado e daria uma sensação de experiência completa ao finalizar a história de "Treze".


Treze
Autora: FML Pepper
Editora Galera Record (Grupo Editorial Record)
Ano: 2017
Skoob: 4,5 Estrelas/ Goodreads:5Estrelas
Compre Aqui
03 Estrelas
"O azar pode ser a sua ruína. A sorte também. Da mesma autora da trilogia Não pare! Rebeca. Uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser ladra. O esquema para o novo e maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante. Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca. "
Autora:FLM Pepper é um exemplo da nova geração de autores que começou na mídia online, sua série de livros "Não Pare" foi publicada inicialmente na plataforma de livros online da Amazon, depois de tanto sucesso, no ano de 2015 foi publicado no formato impresso. A autora começou sua experiência literária tardia, devido as dificuldades financeiras de sua família, porém teve a oportunidade de conhecer os livros de ficção, potencializando a sua criatividade literária de criar boas obras, a exemplo de "Não Pare".

Comente com o Facebook