Lista: Livros para emprestar da Biblioteca Publica Arthur Viana

Confira a lista de alguns títulos que estão disponíveis para empréstimo na biblioteca mais antiga do Estado do Pará

setembro 29, 2017 - Postado Por: Francisco Neto
Compartilhe:

Confira a lista de alguns títulos que estão disponíveis para empréstimo na biblioteca mais antiga do Estado do Pará




No último dia 25 de setembro, a biblioteca mais antiga do Pará, fundada em 1871, reabriu as portas depois de uma reforma que adequou seus serviços para a realidade do público atual. Detentora de um acervo inestimável, A Biblioteca Arthur Viana "tem salvado" o trabalho de escola e acadêmicos de muita gente.

Porém, além disso, ela possui um significativo acervo literário que pode ser emprestado para o público paraense. Ou seja, para quem ama ler, mas não dispõe de muitos recursos, ou ainda quer economizar para as compras de outros livros (Para o leitor, a moeda não é o real, mas os livros. Tipo: "Quantos livros eu gasto para ir numa festa. Ah, tá caro, não vou" hueheuehehe);

COMO EU EMPRESTO?

Todo o acervo disponível para empréstimo fica no segundo andar da Fundação Cultural do Pará (o Antigo CENTUR). E para emprestar é necessário fazer o seu cadastro, o qual precisa dos seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (RG ou Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho ou Passaporte) - original ou xerox autenticada e CPF.
- Comprovante de residência ATUALIZADO (água, luz, telefone)ou Contracheque ou boleto bancário (fatura de cartão de cré-dito e matrícula escolar somente no nome do titular)
- Número de telefone residencial (de um familiar, vizinho ou trabalho) para confirmação de endereço e e-mail pessoal.

Após isso, eles te dão uma carteirinha (no momento a impressora não está funcionando, mas tão logo volte, você receberá, enquanto isso quem fizer o cadastro agora pode emprestar com a identidade) e com ela poderá emprestar até dois livros por dez dias corridos.

Um detalhe é que esse cadastro é atualizado anualmente, para confirmar seus dados (não saber se você fugiu pra Nárnia, ou foi chamado para Hogwarts). GUIA DOS DIREITOS E DEVERES DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA

AGORA É SÓ EMPRESTAR

Na tarde do último 28 de setembro fomos a Biblioteca Arthur Viana e separamos alguns títulos que estão disponíveis para empréstimo. São milhares, não podemos colocar todos. Mas você pode conferir se aquele livro que você tanto quer, tem disponível, por meio da consulta do acervo online (Acesse aqui).

CONFIRA O QUE ACHAMOS POR LÁ



ALICE - LEWIS CAROL

A obra que tem a quase a mesma idade da biblioteca Arthur Viana, está disponível para empréstimo, nesse exemplar maravilhoso da Editora Zahar. Ou seja, além de ler esse espetáculo (tanto o primeiro quanto o segundo livro), você pode apreciar a beleza dessa obra por 10 dias...

CORAÇÃO DE TINTA (TRILOGIA MUNDO DE TINTA) - CORNELIA FUNKE

Nessa trilogia o protagonista tem o poder de trazer para o mundo real, personagens dos livros. Porém, um temível vilão sabendo disso, quer agora que Mo traga um personagem mais sombrio do que ele. Tenso né? Essa história já foi adaptada para o cinema, e essa trilogia já está se tornando um clássico infantil. Os outros livros da trilogia, bem como outras obras da autora Conerlia Funke também estão disponíveis na biblioteca.



A BATALHA DO APOCALIPSE - EDUARDO SPHOR

Fantasia escrita em terras brasileiras que tem como tema anjos caídos. Da só uma olhada nessa sinopse: Há muitos e muitos anos, tantos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o Dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas. Único sobrevivente do expurgo, Ablon, o líder dos renegados, é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na Batalha do Armagedon, o embate final entre o céu e o inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro da humanidade.Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano, das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval, A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana



BUSSOLA DE OURO (TRILOGIA DAS FRONTEIRAS DO UNIVERSO) - PHILIP PULLMAN

Relançado recentemente pela Editora Suma, e já adaptado para o cinema com a presença de Nicole Kidman no elenco. Esse é mais um dos clássicos infantis que merecem uma leitura. E mais, agora em novembro, a Editora Suma já anunciou o lançamento de mais uma série dentro desse universo. Então, se você quiser ficar por dentro e não perder essa novidade, que tal correr lá biblioteca e emprestar os três primeiros?



A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS - MARCOS ZUSAK

História que se passa no período da segunda guerra mundial e que tem como narrador a morte conquistou o coração de milhões de pessoas em todo o mundo. Porque não deixar o seu aberto também. Só não garanto que não haverá lágrimas.



AUTORA JANE AUSTEN

Uma das primeiras autoras a se reconhecida em todo o mundo, com seus romances que fazem fortes criticas ao papel da mulher no século XIX, teve diversas adaptações. Entre as mais recentes a TV Globo anunciou que irá fazer um romance com base em Orgulho e Preconceito. Que tal da oportunidade a autora? Garantimos boas risadas de ships fortes ...



EXTRAORDINÁRIO - RJ PALACIO

Esse livro com certeza é garantia de lágrimas. História que me tocou profundamente a primeira vez que li, vai abordar a vida de August, um garoto de 10 anos de idade que é cheio de deformações, mas que possui uma força de viver única, que faz qualquer um se apaixonar por ele. Ou quase. Agora em novembro sairá o filme adaptado desse livro, com a presença de Julia Roberts. Que tal essa leitura, antes do filme estrear?



CRÔNICAS DE GELO E FOGO - GEORGE MARTIN

Com o primeiro titulo lançado em 1995 e sem previsão para o lançamento dos dois últimos livros da série, o livro se tornou praticamente leitura obrigatória entre os fãs de fantasia adulta (HIGH FANTASIA). Especialmente, depois que a história de Westereos ganhou série na HBO que terá a última temporada em 2019. Com certeza esse calhamaço é uma boa opção, entre os livros presentes na biblioteca Arthur Viana. Só não sei se 10 dias serão suficiente para terminar os dois títulos dele, se forem emprestados de uma vez.



O DIABO VESTE PRADA - LAUREN WEISBERGER

"Todo mundo quer ser como nós!" Miranda e o fabuloso mundo da moda costumava falar para todos. Mundo de intrigas, corrução, inveja e de "cobra engolindo cobra". Esse é um dos filmes que fez tanto sucesso que levou os livros para a lista dos mais vendidos por muito tempo. E mergulhar no mundo dos livros sem gastar um centavo é possível, pedido o titulo emprestado na biblioteca.



JOGOS VORAZES - SUZANNE COLLINS

Distopias sempre surpreendem a gente. Ou as vezes chocam, com a possibilidade de um governo totalitário com regras absurdas para manter o seu poder, a exemplo de Jogos Vorazes, onde todo ano é organizado jogos, onde duas pessoas de cada distrito de Panem, lutam entre si pela vida. E somente um sairá sobrevivente. Parece absurdo. Mas em um governo totalitário e uma sociedade em estupidez coletiva, o que é absurdo?



GAROTA EXEMPLAR - GILLIAN FLYNN

Thriller de surtar a mente traz de volta ao grande público, os chamados "thrillers domésticos", no qual o relacionamento familiar é o que causa o medo e sustos. Em 2014 o livro foi adaptado para o cinema protagonizado por Ben Affleck. Com certeza uma boa pedida para ler.



TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER - ANTHONY DOERR

Romance histórico, vencedor do prêmio Pultizier de 2015, uma das maiores premiações da literatura mundial, o livro tem como tema a tão famigerada Segunda Guerra Mundial, e como histórias de vida podem se intercruzar apesar de serem aparentemente antagônicos no campo de batalha.



SÉRIE GOSSIP GIRL - CECILY VON ZIEGESAR

Com a série de tv completando 10 anos de lançamento, em 2017. A série de livros que ao invés de 6 como a de tv são 11 vai abordar detalhes sórdidos da elite estudantil de Upper East Side, com a ajuda de um blog que conta fofocas e tudo por trás dessa juventude. Hoje está dificil de achar todos os livros em lojas e sebos. Então saber que todos eles tão na Biblioteca Athur Viana é uma boa pedida, não é verdade?

Então é isso galera. Esse são apenas alguns títulos que encontramos por lá. Mas é claro que existem muito mais. Tipo edições em inglês e português de Harry Potter, uma estante disponível só para Agatha Christie, entre outros clássicos e leituras contemporâneas. Então não perca tempo, faça uma visita e encontre o livro que com certeza será a sua cara.

SERVIÇO
Biblioteca Pública Arthur Viana
2º e 3º andar da Fundação Cultural do Pará (antigo CENTUR)
Av Gentil Bittencourt, 650 (Entre Quintino e Bejamin Constant, com entrada pela Av. Conselheiro Furtado)
Email: cbpav@fcp.pa.gov.br
Telefone: 91 - 3202 - 4332
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-Feira de 08h30 às 18hs.

Comente com o Facebook